• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

SHOW 107

com

CATIANE SOARES

Segunda-feira tem arrastão contra a dengue em Dois Vizinhos

Finalidade é recolher objetos que acumulem água e, eventualmente, possam servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti.

Image
  • 18 de Abril de 2012
  • 349

Na próxima segunda-feira, 23 de abril, Dois Vizinhos realizará uma grande ação preventiva contra a dengue. Trata-se do “Arrastão contra a dengue”, cuja finalidade é recolher objetos que acumulem água e, eventualmente, possam servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti.

Segundo Adolar Boetcher, médico veterinário do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e coordenador das ações, o trabalho será desenvolvido para evitar as ocorrências que estão sendo registradas em municípios vizinhos, em decorrência justamente da falta de uma mobilização dessa natureza. Adolar aproveita para pedir a colaboração da população e orientar sobre como participar do arrastão. Os veículos envolvidos no trabalho removerão apenas lixo residencial, objetos e materiais que acumulem água, que deverão ser recolhidos dos quintais e colocados em frente às residências para a coleta. Nesta operação não serão recolhidos entulhos de outra natureza, como restos de construção, podas de árvores, móveis velhos, etc.

A ação preventiva é sempre mais barata que um eventual tratamento curativo envolvendo a doença, por isso a sugestão é que os moradores colaborem com a iniciativa do município aproveitando os dias que antecedem a ação e também o final de semana para dedicar algum tempo à busca, em seus quintais, por materiais que possam se transformar em reservatórios de água, atraindo o mosquito da dengue. Esses materiais deverão estar em frente às residências na segunda-feira pela manhã, para que o pessoal envolvido na coleta, que começa às 7 da manhã de segunda-feira, dia 23, possa desenvolver um trabalho eficaz em todos os bairros da cidade.

Dois Vizinhos ainda não registrou nenhum caso da doença e a expectativa das autoridades da área de saúde é de que, com a colaboração da população, isso não venha a acontecer.