Audiência com o governador do Estado e com o secretário de turismo Márcio Nunes aconteceu na segunda, em Curitiba.
Foto: AEN
173
Nesta segunda-feira, 17, uma comitiva de Dois Vizinhos foi recebida pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, em Curitiba. O grupo, composto por integrantes da Associação Santiago Brasil, empresários, peregrinos, representantes da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL), artesãos, servidores públicos e membros da Secretaria Municipal de Turismo, teve a oportunidade de apresentar os avanços do Caminho de Santiago de Dois Vizinhos e reforçar a importância do turismo para o desenvolvimento da região.
A agenda foi viabilizada pelos deputados Adão Litro e Paulo Litro que receberam os duovizinhenses em seus gabinetes e contou com a presença do secretário estadual de Turismo, Márcio Nunes. Além da recepção no imponente Salão Monumental do Palácio Iguaçu, momento em que vários presentes, mimos e souvenires foram entregues à Ratinho Junior, a comitiva participou de uma grande conversa no Salão de Atos com Márcio Nunes e acompanhou parte da sessão plenária na Assembleia Legislativa.
No encontro, foram apresentadas as formas do município acessar recursos do Estado para promoção e melhoria da qualidade do trajeto, por meio de programas de fomento ao setor. O governador Ratinho Junior afirmou que o projeto é muito bem organizado. “O Paraná foi o Estado que mais teve crescimento na atividade turística nos últimos dois anos. Essa é mais uma rota que atende ao setor produtivo, o turismo rural e o turismo religioso, gerando emprego e renda às famílias”, disse.
O secretário, por sua vez, colocou o Estado à disposição da associação. “Hoje foi um dia muito importante, onde recebemos o pessoal do Caminho de Santiago de Dois Vizinhos. Uma pedra fundamental foi lançada aqui e todos os diretores da nossa pasta estão à disposição para que possamos transformar esse turismo maravilhoso, que é o religioso, que cuida da alma das pessoas, em geração de emprego, renda e melhorar a vida dos munícipes. Hoje o caminho sai mais fortalecido de Curitiba”, resumiu Márcio Nunes.
Ele elogiou a associação. “Nós, enquanto secretaria de Estado, do Governo, também levamos uma aula de como se organiza uma comunidade. Quando um grupo tem fé, tem esperança, tem vontade, ela se junta e faz coisas maravilhosas. Já fomos apresentados aqui para o prato típico, que é o frango na lata, já temos o artesanato em desenvolvimento, recebemos uma pedra que é o símbolo do caminho de Santiago e a torta, então, produtos turísticos que estão sendo desenvolvidos e o peregrino que for fazer o Caminho de Santiago vai conseguir levar ele para casa. Vamos juntos, firmes, com fé, esperança, trabalho, determinação fazer esse turismo religioso sair do papel e melhorar a vida das pessoas”, completou Márcio Nunes.
“Foram reuniões produtivas, com o secretário Marcio Nunes ressaltando que a implantação do Caminho de Santiago de Dois Vizinhos é uma prioridade da Secretaria, que enxerga o potencial turístico para o município e região e se comprometeu a trabalhar, por meio dos programas do Estado, para apoiar o projeto”, destacou o deputado Adão Litro.
O deputado Paulo Litro ressaltou que o Caminho de Santiago de Dois Vizinhos irá abranger diversas áreas do turismo, como o religioso, ambiental e cultural. “O governador e o secretário elogiaram muito a iniciativa e o desenvolvimento do projeto. Para ampliar a estrutura ao longo do percurso, estamos buscando apoio junto ao Governo do Estado para fortalecer, incluindo investimentos para hotelaria, sinalização e divulgação.”
Para o secretário municipal de Turismo, Flávio Galeazzi, o encontro foi um marco para a consolidação do Caminho de Santiago de Dois Vizinhos como um dos principais roteiros turísticos do Paraná. “Conseguimos apresentar o impacto positivo que o Caminho de Santiago terá na economia local, no fortalecimento do comércio e na valorização da nossa cultura e identidade. Além disso, a sinalização de novos investimentos nos motiva a continuar expandindo esse projeto, que coloca nossa cidade no mapa do turismo religioso e rural do Paraná. Saímos daqui confiantes de que o governo estadual seguirá apoiando essa iniciativa e que, em breve, teremos ainda mais estrutura para receber os peregrinos e turistas”.
O caminho
O Caminho de Santiago de Dois Vizinhos será inaugurado no dia 25 de julho de 2025, mas está cada vez mais sólido e atraindo olhares de todo o Brasil. A ideia inicial surgiu em 2018 e, até agora, já foram realizados eventos testes de caminhantes e ciclistas. A Capela de Santiago está sendo construída e as obras estão dentro do cronograma, enquanto parceiros estão preparados para receber os peregrinos nas comunidades rurais.
O caminho terá cerca de 170 km passando por 30 comunidades rurais promovendo uma conexão mais profunda com a natureza e com a sua espiritualidade. O percurso já conta com placas de sinalização e marcos nas comunidades. O início da rota é no centro de Dois Vizinhos (paróquia Santo Antônio) e segue por trilhas, estradas de terra e caminhos em meio a natureza.
Fonte: Portal Educadora com Assessorias