Geral

Missão técnica em Portugal foi uma imersão em turismo, gastronomia, inovação e tendências

Comitiva com nove diretores da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL) ficou 11 dias no país europeu.

Image
  • 19 de Março de 2025
  • Foto: Assessoria

  • 164

Empresários e diretores da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL) retornaram, na última segunda-feira, 17, da Missão Técnica em Portugal. O grupo contou om nove pessoas que ficaram 11 dias no continente europeu em uma viagem repleta de conexões e aprendizagem. Todo roteiro foi idealizado pelo empreendedor e nômade digital Rafael Daron. “Vivemos uma imersão cultural, histórica, gastronômica, de inovação, de tendências, de visão de mundo. Tivemos muitos insights, networks, voltamos ricos de experiência, reconhecimento e muito motivados para os nossos negócios e também com muitas ideias para o todo, para Dois Vizinhos, o desenvolvimento local. Entendemos um pouco mais de uma cultura diferente, vimos situações que somos muito bons, coisas que precisamos melhorar bastante e, principalmente, dentro da vertente associativista e da nossa problemática da empregabilidade, os caminhos que devemos tomar para buscar soluções”, destacou a ex-presidente Josiane Grando, que fez parte do grupo e participou da organização da viagem.

Ela ressaltou que na questão do emprego, devemos olhar mais para os jovens e para os mais velhos. “Temos que inserir os jovens de 12 a 18 anos no mercado, vimos muito isso na cultura europeia, desenvolvendo o jovem, mas também não pensar em fronteira nas idades, incluindo as pessoas com mais experiências que podem se conectar com a inovação, a tecnologia e com diversas áreas”, destacou.

Ela ressaltou outros pontos fortes. “Vimos muito turismo, gastronomia rica, maravilhosa, cultura, fizemos conexões. Visitamos incubadoras, aceleradoras, secretarias de turismo, prefeituras, órgãos de mobilidade urbana, vimos projetos, instituições de ensinos com novas formas de ensino de alto aprendizado, entendemos que temos muito ainda a evoluir e espero que dessa missão surjam vários projetos legais e, principalmente, a internacionalização dos nossos negócios”, completou.

E agora?

Josiane acredita que a viagem vai proporcionar diversos novos projetos. “Diante da rica experiência que tivemos, da viagem que foi maravilhosa, do feedback do grupo, surgiram muitas coisas legais, ideias, projetos e vamos ampliar o que aprendemos, disseminar para a diretoria da ACEDV/CDL, os Rotarys, entidades, vamos conectar pessoas, talvez criar clubes de negócios, projetos/escolas, temos tantas coisas para fazer e, principalmente, agora, entendemos que temos viajar novamente com um novo grupo porque quanto mais elevarmos a régua dos nossos empresários, a visão estratégica, mais vamos crescer como cidade”, conclui.

Fonte: Assessoria