Geral

Lançado o 7º Torneio Regional de Silagem

A premiação do evento acontece no dia 27 de novembro, dentro da Expovizinhos. Inscrições estão abertas.

Image
  • 21 de Março de 2025
  • Foto: Assessoria

  • 117

Na última quinta-feira, 20, na Sociedade Rural Vale do Iguaçu (SRVI), o lançamento do 7º Torneio Regional de Silagem. A premiação será no dia 27 de novembro, dentro da Expovizinhos e as inscrições já estão abertas. A organização será através de uma parceria do IDR-Paraná com o Grupo Leite do Plano de Desenvolvimento Local Dois Vizinhos 2040 da ACEDV/CDL, Prefeitura Municipal e UTFPR. “Fizemos o lançamento do evento, que é organizado por uma equipe multidisciplinar. Já temos o apoio da Cresol e esperamos que mais empresas nos apoiem, sejam parceiros na realização. A ideia foi muito bem acolhida e a expectativa é a melhor possível. Esperamos ter um número grande de amostras a serem coletadas, no Sudoeste, como um todo, teremos, no mínimo, 300 amostras, então, é um evento de grande envergadura que vamos realizar aqui em Dois Vizinhos. Esperamos ter grande sucesso entre os produtores, técnicos, empresários, numa grande integração para desenvolver cada vez mais a produção de alimento tanto para a pecuária de leite quanto para a de corte”, disse Rafael Cavalieri, do IDR-Paraná.

Fernando Calgarotto, coordenador do grupo leite, exaltou a expansão do torneio. “A gente já vem há três anos fazendo o concurso local e quem tinha bom desempenho aqui, ia para o torneio regional. Neste ano, como vamos ter a Expovizinhos, conseguimos trazer o torneio regional para a nossa feira. É uma alegria receber esse evento, o Sudoeste todo estará aqui e todos os agricultores estão convidados a participar. É muito importante ter a análise da silagem. Hoje, a produção de leite, mesmo sendo a pasto, ou quem tem vaca fechada, a silagem é o principal alimento, o carro-chefe, ele impacta de 20% a 30% o custo do alimento e, se a silagem for de má qualidade, o concentrado que tem que se utilizar na dieta aumenta o custo. Com silagem boa, baixa o custo de produção por litro de leite, pro isso é importante o produtor escolher híbridos de qualidade, uma boa adubação e uma silagem de qualidade”, completa.

As inscrições já começaram. “Os produtores podem procurar os escritórios do IDR-Paraná em todo o Sudoeste, também as unidades da Cresol, nas secretarias de agricultura e os técnicos vão nas propriedades fazer a coleta, preencher a ficha de cadastro já a partir da próxima semana. A coleta vai acontecer do final de março até o início de outubro quando começamos a processar os resultados e vamos ver quem será o grande campeão no dia 27 de novembro na Expovizinhos”, completou.

Silagem boa é economia...

Rafael falou que o produtor tem melhor faturamento com uma silagem de boa qualidade. “A gente estima que o produtor chega a economizar até R$ 30 mil por alqueire produzido de milho com uma silagem boa. A silagem de qualidade ruim, gera uma necessidade de recompor a qualidade dela com milho e insumos externos. O prejuízo para quem não capricha é grande”, conclui Rafael. 

Fonte: Portal Educadora