O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná, um balanço dos avanços na área da saúde nos últimos 14 meses.
360
O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná, um balanço dos avanços na área da saúde nos últimos 14 meses. Neste período, o governo lançou os programas Hospsus, que repassa recursos para 50 hospitais públicos e filantrópicos.
Foi lançado também o Apsus, destinado ao fortalecimento da atenção primária à saúde com a capacitação de 35 mil profissionais de saúde.
Além disso, o governo do Estado lançou o Comsus, de apoio aos consórcios intermunicipais de saúde; e o Farmácia do Paraná, de assistência farmacêutica.
Também foi estruturada a Rede de Atenção à Saúde Mãe Paranaense, que será lançada no início do mês que vem, em Curitiba, pelo governador Beto Richa.
Segundo Michele, os avanços na saúde foram conseguidos graças ao trabalho e à sensibilidade do Governo do Estado.
Para o orçamento do ano que vem, a saúde do Estado terá à disposição cerca de 30 milhões de reais, vindos do Banco Mundial, para a implantação das redes de atenção à saúde. De acordo com o secretário, o governo está investindo na informatização das Autorizações de Internação Hospitalar e na regulação do sistema de leitos do Sistema Único de Saúde.
Caputo Neto também informou aos deputados que houve a redução de 95 por cento nos casos confirmados de dengue no Paraná. O secretário destacou ainda que, pela primeira vez, será cumprida a Emenda Constitucional 29, que determina que 12 por cento do orçamento do Estado seja investido na área da Saúde.
A maior parte dos 14 milhões de reais destinados à rede de atenção à saúde mental será investida nos Centros de Tratamento de Dependentes de Álcool e Drogas.
Ainda neste ano, serão implantados os centros da região de Cascavel e de Curitiba, que vão atender jovens entre 12 e 25 anos, especialmente usuários de crack.
Além disso, os 915 profissionais aprovados em concurso foram nomeados para repor a força de trabalho das regionais de saúde e dos hospitais próprios.
Outros 700 estão sendo beneficiados com as progressões e promoções. O governo também investiu na reposição da frota de veículos, e ainda neste ano, serão instalados, nas 22 Regionais de Saúde, sistemas de vídeo para teleconferências, o que vai proporcionar mais comodidade aos servidores, que não vão mais precisar se deslocar para Curitiba.