Evento foi alusivo ao Dia Mundial da Água.
Foto: Assessoria
160
No último sábado, 22, em ação alusiva ao Dia Mundial da Água, foi realizado o 1º Seminário de Educação Ambiental e a 4ª Conscientização Ecológica de Cruzeiro do Iguaçu – amigos do Rio Chopim sobre os impactos dos resíduos sólidos nas águas. O evento teve o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância de preservar a água, um recurso natural essencial para a vida.
Na ação, foi inaugurada uma trilha rústica nas margens do rio de onde foram coletadas 60 bolsas de lixo. Ainda foi realizada a soltura de 5 mil alevinos das espécies carpa, jundiá, cara, mandi e cascudo que foram doados por Claudecir e Junior Reolon, do Projeto Surubi. Além de voluntários, membros da Associação de Ciclismo de Dois Vizinhos (AcicloDV) e membros do Grupo de Desbravadores e Aventureiros Águia Pioneira participaram do evento, que também contou com apoio da UTFPR. “A intensão do Grupo Praticando o Bem é ampliar o percurso da trilha e continuar identificando árvores para que os turistas façam uma viagem deslumbrante ao ecossistema da Mata Atlântica”, resumiu Célio Peres, presidente da associação.
A concentração dos participantes aconteceu na Capela São Cristóvão, em Foz do Chopim. Lá o grupo recebeu uma benção do pastor Jerônimo, da Igreja Adventista, e uma palestra sobre alimentação saudável e atividades físicas com a enfermeira Priscilla Tives. Em seguida, o grupo de voluntários se reuniu no Recanto e Camping Amabille. Lá, o presidente da câmara de Cruzeiro do Iguaçu, Juliano Morelli, juntamente com os vereadores Clebersom Gonçalves e Matheus Belletini, também parabenizaram os participantes pela ação. O prefeito de Cruzeiro do Iguaçu, Reni Kovalski esteve na soltura de alevinos e elogiou a ação. “O executivo sempre está disponível para apoiar projetos tão especiais como esse”, disse.
A expectativa agora é, durante o ano, seguir com ações sociais na comunidade de Foz do Chopim para homenagear o Dia das Mães, Dia das Crianças, homenagem aos idosos e Festa de Natal. “Temos ainda os trabalhos contínuos que são a biblioteca comunitária e o bazar beneficente de roupas que ocorre duas vezes na semana, nas quintas (a tarde) e sábados (manhã), no porão do pavilhão Comunitário”, conclui Célio Peres.
Fonte: Portal Educadora com Assessoria