Geral

Em Dois Vizinhos, casos de dengue mais que dobraram em uma semana

Três pacientes estão internados por complicações da dengue.

Image
  • 26 de Março de 2025
  • Foto: SESA-PR

  • 375

A Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos divulgou na manhã desta quarta-feira, 26, o boletim atualizado da dengue no município. Os casos confirmados mais que dobraram em uma semana, sando de 21 para 45 neste ano de 2025. Destes, três pacientes estão hospitalizados por complicações da doença (um a mais que na semana anterior). O número de suspeitos, aqueles que aguardam resultados do Labotário Central do Paraná – Lacen, diminui de 91 para quatro, enquanto que os exames negativados saiu de 71 para 73, o que demonstra que a maioria dos exames de pacientes suspeitos acabam positivando. Não há óbitos por dengue no município.

Dois Vizinhos já registrou casos de dengue tipo 2, sorotipo que gerou uma epidemia da doença em 2024 e que pode provocar sintomas mais intensos, agravando rapidamente o quadro dos pacientes, especialmente naqueles que já tiveram contato anterior com outro tipo do vírus da dengue. Os sintomas são febre alta e repentina, dor intensa na cabeça, músculos e articulações, manchas vermelhas na pele, náuseas e vômitos, cansaço extremo e falta de apetite. Nos casos mais graves, pode ocorrer sangramentos, queda de pressão e choque circulatório e comprometimento de órgãos.

Recentemente, o Ministério da Saúde alterou ano epidemiológico da dengue, que antes começava em agosto e terminava em julho do ano seguinte. Agora, os casos são computados de janeiro a dezembro, para facilitar o entendimento dos dados.

Fonte: Portal Educadora