Geral

Expedição no Rio Jirau Alto debateu os desafios para sua conservação

Evento aconteceu no último sábado, 22, quando se celebrou o Dia Mundial da Água.

Image
  • 27 de Março de 2025
  • Foto: Assessoria

  • 165

No último sábado, 22, foi realizada a ‘Expedição Rio Jirau Alto: a água nossa de cada dia’ em Dois Vizinhos. A ação constituiu em uma caminhada ecológica de 5,5 km que partiu do Lago Dourado até o parque municipal Jirau Alto numa celebração ao Dia Mundial da Água. Essa mobilização ambiental foi uma das maiores do Sudoeste do Paraná e contou com a participação de cerca de 100 pessoas. O objetivo foi sensibilizar a população sobre os desafios que o Rio Jirau Alto enfrenta e a necessidade de cuidarmos melhor dos nossos recursos hídricos. O evento foi organizado pela Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL), por meio do Núcleo de Responsabilidade Social e Empresarial (NURSE), vinculado ao plano de desenvolvimento Dois Vizinhos 2040, em parceria com a UTFPR-DV e a prefeitura de Dois Vizinhos, por meio da nova secretaria de meio ambiente. Além disso, a ação contou com o apoio de diversas entidades públicas, empresas e associações como a ANDE-DV, Sanepar, Câmara de Vereadores, Coopermundi, PE-2 Pesca Esportiva, dentre outros.

A caminhada ecológica iniciou às 6h30 no Lago Dourado, com as boas-vindas dos organizadores e um resgate histórico do local feita pela arquiteta Graziela Bristot Nesello. A caminhada seguiu pelo percurso urbano do Rio Jirau, tendo quatro paradas de debates, coordenados pelos professores da UTFPR-DV Carlos Alberto Casali, Flávia Brun e Eleandro Brun que destacaram os problemas ambientais que o rio enfrenta, como a falta de mata ciliar, urbanização desordenada nas suas margens e presença de lixo nas suas águas. Outra importante parada foi para hidratação e alimentação organizada pela secretaria de Meio ambiente, com a recepção do recém empossado secretário, Neri Machado.

Na entrada do Parque municipal Jirau Alto, o professor Mauricio Gorestein fez o resgate histórico da sua criação e os desafios que ele enfrenta. Salienta-se a criação do Lago Dourado e do parque municipal Jirau Alto se deu na gestão municipal do ex-prefeito Jaime Guzzo, o qual se fez presente no evento e percorreu todo o percurso da caminhada, sendo muito simbólica a sua participação. No final do percurso, um ônibus da secretaria de educação do município levou os participantes de volta ao Lago Dourado. Durante todo o percurso, com o auxílio dos agentes de saúde e endemias, os participantes recolheram lixo e detritos, sendo acumulado 20 sacos de resíduos.

“Essa mobilização ambiental foi um importante momento de reflexão sobre a necessidade de cuidarmos melhor dos recursos hídricos, em especial do rio que corta a nossa cidade, o qual necessita de recuperação da mata ciliar, melhor limpeza do leito e reestruturação do Parque municipal Jirau Alto”, resumiu o professor Carlos Alberto Casali.

Fonte: Portal Educadora