Contato, para doar, pode ser feito nas unidades de saúde de referência ou na secretaria de saúde.
Foto: Assessoria
59
A secretaria de saúde de Dois Vizinhos está realizando campanhas de doação de leite materno e bombas extratoras (manuais ou automáticas). Todo o material coletado aqui é destinado ao posto de coleta do Hospital Regional de Francisco Beltrão e destinado a bebês que estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Gisele Becher, que é especialista em amamentação, está coordenando a campanha. “Quem tiver uma bomba extratora guardada no roupeiro, não estiver usando, a gente vai receber. Pode entregar na secretaria de saúde ou entrar em contato que vamos buscar. Está sendo muito necessário, eu tenho algumas minhas e não estou vencendo a demanda porque todas as mães precisam. Eu vou emprestando, mas a demanda é alta, então, quem tiver e puder nos doar, a gente está aceitando. Isso vai fazer diferença no trabalho e na rotina das mães para a coleta do leite materno”, disse.
A enfermeira Adriana Stasiaki falou sobre a importância da doação do leite. “A gente sabe de todos os benefícios do leite materno para a mamãe e o bebê. Ele ajuda na imunidade, ajuda o bebê a não ficar doente, na nutrição, na melhor digestão, entre outros benefícios. No caso dos prematuros, muitas vezes, o leite da mãe não desceu ou por alguma condição, até psicológica, ela não consegue amamentar e por isso a doação é bastante importante. Quando temos um filho, que é o bem mais precioso, numa UTI, como vamos produzir leite? Por isso precisamos dessa ajuda. Isso faz com que, ao invés do bebê prematuro receber uma fórmula, ele receba o leite materno, o que faz muita diferença”, explicou.
Como doar?
As mães que desejam doar podem entrar em contato com a secretaria de saúde. “A gente faz testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite e pedimos para que as mães, que estão amamentando e tem quantidade suficiente para doar, nos ajudar. A gente sempre destaca que a prioridade é o filho, mas que queremos o excedente desse leite. A partir do cadastro, entregamos os kits do Hospital Regional, que é o ponto de coleta, a mãe faz a coleta, mantém o leite congelado e a gente vai buscar uma vez por semana. O trabalho que a mãe tem é de fazer a extração e ter os cuidados com a higiene”, completou Adriana.
Quem quiser doar as bombas extratoras também pode procurar a unidade de saúde do seu bairro, a secretaria de saúde ou entrar em contato pelo (46) 99912-0987. “Entre em contato com as equipes de saúde da família que elas podem ajudar. As nossas parcerias, mães, que fazem a doação, temos muito a agradecer. Vocês se dedicam muito porque temos muitos cuidados para doar o leite, não é apenas tirar e entregar, tem cuidados de conservação, higiene, para que os bebes recebam leite viável”, completa Giseli. Vale ressaltar que a enfermeira faz o acompanhamento de todas as mamães para auxiliar na manutenção. “Eu estou, diariamente, pela manhã, no Pró-Vida, em um serviço custeado pelo SUS. Nos finais de semana, quando necessário, o Hospital também me chama”, conclui.
Fonte: Portal Educadora