Ação acontece nesta segunda e terça e é voltado para mulheres com o objetivo de oferecer apoio, acolhimento e orientação.
Foto: Portal Educadora
183
Nesta segunda e terça-feira, 7 e 8 de abril, das 9h às 17h, no terreno em frente à Prefeitura de Dois Vizinhos, acontece o evento "Renascer Feminino", um grande movimento voltado às mulheres promovido pela Secretaria da Mulher, Idoso e Juventude com o apoio das secretarias de Assistência Social, Saúde e Agência de Emprego. O objetivo é oferecer apoio, acolhimento e orientação para as mulheres do município, além de reforçar a conscientização sobre violência doméstica.
Uma das atrações é a presença do Ônibus Lilás, uma unidade móvel do Governo do Estado especializada em atendimento e suporte às mulheres vítimas de violência. Além disso, o evento contará com diversos serviços gratuitos como atendimento com psicólogos e assistentes sociais, orientação jurídica pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), apoio da Polícia Civil e Militar, membros dos núcleos de turismo e gastronomia, da mulher empresária e essência terapêutica da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL) e oportunidades de emprego e microcrédito pelo Banco da Mulher Paranaense. Também será realizada uma feira de artesanatos pela Associação do Artesanato.
Cristiane Mazurana, diretora da secretaria da mulher, idoso e juventude, falou sobre o evento. “Queremos convidar todas as mulheres de Dois Vizinhos, especialmente, as vítimas de violência, para participar do 1º Renascer Feminino. O ônibus já está disponível para o atendimento e todas as mulheres podem nos visitar, serem atendidas e serão recebidas por vários profissionais e para nós, como secretaria, é sinônimo de compromisso com as mulheres porque nos preocupamos com a vida de todas”, diz.
Maria Marizete Ferreira dos Santos, coordenadora da secretaria, destacou os atendimentos. “Esse ônibus é um projeto muito interessante do Governo do Estado porque ali as mulheres vítimas de violência ou que estão em processo de separação vão ter assessoria jurídica, atendimento do Banco da Mulher Paranaense que veio par ajudar as empreendedoras. Também queremos que as pessoas conheçam a secretaria da mulher, mas que também são muitos serviços disponíveis. Estamos esperando, felizes, e queremos atender a todas. Temos parceria com a procuradoria do Estado, foi lançado, recentemente, também o Programa Ampara Paraná que a mulher pode fazer a denúncia via celular, pedindo medida protetiva, tendo acesso a profissionais e, na secretaria, temos advogados que nos ajudam. As mulheres precisam saber que nunca vão estar desamparadas, pois temos profissionais preparados para ajudar”, disse.
Daniela Pissaia Vieira, assessora de imprensa da pasta, destacou algumas atividades que são realizadas pela secretaria. “Nós criamos campanhas, como estamos fazendo agora, mecanismos de divulgação, acolhendo mulheres, auxiliando, numa união com outras secretarias para atender todas de forma adequada”, conclui.
Fonte: Portal Educadora