Conhecidos como Curitigrinos, serão cerca de 50 pessoas participando da peregrinação.
Foto: Reprodução Facebook
234
Um grupo de aproximadamente 50 pessoas de Curitiba, conhecido como “Curitigrinos”, irá percorrer neste final de semana o Caminho de Santiago de Dois Vizinhos. A programação começa nesta sexta-feira, 11, às 15 horas, com a recepção dos participantes no Hotel Requinte. Às 19 horas, será realizada uma missa na Paróquia Santo Antônio, seguido de jantar no restaurante Bramassole.
No sábado, o grupo participará de um culto de envio em frente à Capela de Santiago e, por volta das 7h40, iniciará o percurso. O almoço está programado para às 12h30, no Quiosque Quatro Irmãos. Às 16 horas, haverá um lanche da tarde no Alto Empossado. O jantar será servido às 20 horas, no Sítio Vale dos Ventos, na comunidade de Canoas, com retorno ao hotel após a refeição.
No domingo, às 6 horas, o grupo sairá do hotel e seguirá para o café da manhã na comunidade de Nossa Senhora do Amparo. Às 7h40, a peregrinação será retomada. O almoço está previsto para às 12h30, na Linha Tartari. O retorno a Curitiba está programado para às 14 horas.
O Caminho de Santiago em Dois Vizinhos, que será inaugurado oficialmente no dia 25 de julho, data em que se celebra o Dia de Santiago, possui pouco mais de 171 quilômetros de extensão e passa por 30 comunidades do interior do município. Embora a inauguração oficial ainda esteja marcada para daqui a mais de dois meses, o trajeto já vem sendo percorrido por diversos interessados. No início deste mês de abril, um ciclista do município de Goioerê completou o percurso.
Curitigrinos
O grupo Curitigrinos foi criado por um grupo de pessoas que fizeram o Caminho de Santiago, na Espanha, e sentiram necessidade de continuar com as caminhadas no seu retorno. A primeira caminhada aconteceu em 19 de setembro de 2004 com 11 pessoas entre os parques de Curitiba. Esse grupo cresceu e em 2012 se transformou em associação sem fins lucrativos e legalmente constituída. Nossa equipe é formada por voluntários e o principal objetivo é orientar peregrinos e organizar caminhadas para valorizar a amizade, compreender a natureza, descobrir a simplicidade com conhecimento, diversão e boa comida.
Fonte: Portal Educadora