Espaço foi todo estruturado para receber idosos de forma permanente ou temporária e está instalado na Marechal Floriano, 65, antigo Casarão Sunset.
Foto: Assessoria
1527
Neste sábado, 12, a partir das 9h, acontece a inauguração do Instituto de Longa Permanência (ILPI) Residencial Vizinhança Sênior. O espaço foi pensado para acolher idosos por dia, períodos e também oferece o serviço de moradia. O instituto está instalado na Rua Marechal Floriano, 65, Centro Norte (Antigo Casarão Sunset) e, num primeiro momento, consegue acolher 11 idosos para moradia permanente - esse total vai subir para 25 idosos quando toda a estrutura estiver concluída. “Estamos planejando esse espaço há muito tempo. Desde que cheguei em Dois Vizinhos, há um ano e sete meses, começamos a estudar a possibilidade e ver a necessidade do município, que tinha uma carência de local para acolher os idosos. Eu sou enfermeira, iniciei o planejamento junto com outra colega que já tem ouros lares de idosos em Bom Jesus do Sul e em Santo Antônio do Sudoeste e resolvemos abrir aqui, iniciando a busca pelo local. A estrutura física é muito bacana, acolhedora, um espaço bom, onde os idosos podem continuar vivendo bem. A gente vai fazer com que a vida continue sendo bonita”, disse Aline Denise Cataneo, enfermeira e sócia do ILPI, em entrevista ao Educadora News.
Ela falou sobre a estrutura. “A gente tem o serviço de cuidadores de idosos, com equipes de enfermagem 24h e vamos oferecer todos os cuidados em relação a saúde e das dependências que esses idosos têm. Vamos ter os trabalhos de estimulação cognitiva, de mobilidade, sempre respeitando o Estatuto da Pessoa Idosa que rege a nossa instituição e proporcionando o acesso ao lazer, cultura e todos os direitos dos idosos que precisam permanecer inseridos na sociedade”, explicou.
As modalidades de atendimento são personalizáveis. “Para os idosos que a família não tem como prestar esse cuidado o dia todo, por exemplo, ou tem insegurança de deixar ele sozinho, temos atendimentos de meio dia ou o dia todo (das 7h às 13h, das 13h às 19h ou das 7h às 19h) e o serviço de moradia que o idoso vai residir ali com a gente”. O espaço é todo automatizado. “Queremos desconstruir a visão de asilo e temos toda uma estrutura para acompanhar todas as questões de saúde. Quando o idoso e as famílias nos procuram, fazemos a avaliação para conhecer seu histórico, sabendo a real condição e utilizando toda nossa experiência. Nosso residencial é todo informatizado, quando chega no horário do remédio sinaliza no celular do cuidador para, justamente, prover melhor esse cuidado. Tudo é monitorado por câmeras, vigiado, para dar conforto aos idosos, por exemplo, que durante a noite os cuidadores vão acompanhar tudo pelos monitores e não precisar ficar entrando nos quartos e, por vezes, atrapalhando o sono”.
Inauguração
A inauguração acontece neste sábado, 12, com o espaço aberto para visitação entre 9h e 12h. “Não vamos ficar o dia todo aberto porque já temos idosos residindo e ali é a casa deles. Todo mundo está convidado, vamos apresentar o espaço pra a população”, convida Aline. A equipe já é composta por cuidadores, técnicos de enfermagem, enfermeiras, além de cozinheiras, equipes de limpeza e terapeutas ocupacionais. “Eu fico responsável pelos cuidados, pela programação e planejamento de saúde, os cuidados básicos. Tenho um sócio que está se formando em terapeuta ocupacional e vai trabalhar com a estimulação cognitiva, mobilidade, lazer e cultura. A equipe conta com apoio de nutricionista, psicólogo e médicos”, conclui. Quem quiser mais informações pode seguir o Instagram (@ILPIvizinhanca.senior) ou pelo telefone (46) 99926-8403.
Fonte: Portal Educadora