Primeiro retiro de jovens e adolescentes acontece de 2 a 4 de maio em Dois Vizinhos
Foto: Reprodução Facebook.
124
O primeiro retiro do RAJOV (Retiro de Adolescentes e Jovens - Uma Opção de Vida) em 2025 será realizado em Dois Vizinhos, de 2 a 4 de maio. A atividade acontece no Centro Comunitário Santo Antônio de Pádua e contará com 80 vagas. As inscrições podem ser feitas por meio do perfil @rajovoficial ou pelo telefone (46) 99971-0060 com ao coordenador Giovani Lima ou diretamente na secretaria da Paróquia.
Criado em 2007, o RAJOV será realizado neste ano em dez paróquias da Diocese de Palmas–Francisco Beltrão. Além de Dois Vizinhos, o retiro está confirmado em São Jorge, São João, Palmas, Nova Prata, Pranchita, Salgado Filho, Marmeleiro, Santa Izabel do Oeste e Santo Antônio do Sudoeste.
Destinado a adolescentes e jovens com idades entre 14 e 18 anos, o RAJOV tem como proposta oferecer um espaço de reflexão sobre a vida, os valores familiares, o convívio social e a fé cristã. O tema é “Buscai-me, já que me deixo encontrar” (Isaías 55,6), e o lema reforça a proposta de apresentar aos participantes uma experiência com Cristo no evangelho e um propósito de vida baseado em valores humanos e espirituais.
A metodologia do retiro é dividida em três momentos: o primeiro aborda questões sociais como saúde mental, sexualidade, motivação e sentido da vida; o segundo promove um encontro com a fé por meio de palestras, testemunhos, orações e sacramentos; e o terceiro é voltado à convivência familiar, incentivando a valorização dos vínculos entre pais, filhos e irmãos.
Durante o encontro, há orientação espiritual com acompanhamento do padre da paróquia anfitriã. O RAJOV também promove três reuniões com os pais dos participantes, forma voluntários nas comunidades locais e incentiva a inserção dos jovens em grupos e movimentos da igreja.
O projeto, criado com o objetivo de acompanhar adolescentes e jovens na fase de transição para a vida adulta, busca contribuir com sua formação pessoal, social e religiosa, ampliando sua participação na vida comunitária.
Fonte: Portal Educadora