Geral

Moradores de Dois Vizinhos terão evento gratuito de Contação de Histórias

Atividade será realizada no dia 26 de abril; objetivo é estimular crianças, jovens, adultos e idosos a ter mais contato com os livros.

Image
  • 23 de Abril de 2025
  • Foto: Luana Bordignon Osório

  • 55

Os moradores de Dois Vizinhos estão convidados a participar de uma Contação de Histórias que será realizada no dia 26 de abril (sábado), das 16h às 17h, no Centro Cultural Arte e Vida. O evento tem classificação livre e é aberto ao público de todas as idades. A entrada é franca e no local haverá arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão doados para a Casa da Paz. Para participar, basta ir ao local.

A atividade será apresentada por Anselmo Hofstatter e Cristina Particheli, que são de Francisco Beltrão, atuam na área teatral e realizam diferentes trabalhos de incentivo à leitura na região. A ação integra o projeto cultural De Papel e(m) Papel: personagens célebres em múltiplas linguagens; que já realizou 100 contações de histórias em colégios da rede pública de Dois Vizinhos e Coronel Vivida. “Agora teremos essa ação aberta ao público para que as crianças, pais e todos os interessados tenham mais contato com os livros e adquiram o saudável hábito da leitura”, explica a idealizadora, Fabiane de Cezaro.

Benefícios da Contação de Histórias

A Contação de Histórias é a arte de narrar fábulas ou casos em voz alta. Além de ser uma prática comum em quase todas as culturas, é uma maneira lúdica de transmitir conhecimentos, estimular a imaginação, a criatividade, o desenvolvimento da linguagem, a interação social e despertar o gosto pela leitura. Ao mesmo tempo, incita a oralidade, amplia o vocabulário, exercita o raciocínio lógico, a compreensão de textos, o pensamento, resgata memórias culturais, afetivas e contribui no desenvolvimento emocional.

Momento de troca

A Contação de Histórias em Dois Vizinhos vai apresentar narrativas de Pedro Malasartes, um personagem tradicional de Portugal e que também se tornou muito popular no Brasil a ponto de ser parte do folclore nacional.

Sujeito astuto, inteligente, criativo, invencível, mas que também é cínico, inesgotável, sem escrúpulos e sem remorsos ao usar mentiras para atingir seus objetivos, Pedro Malasartes detesta a injustiça e apronta com os malvados. Além disso, resolve os problemas que aparecem de um jeito tão diferente, que acaba tornando-se cômico. “A contação de histórias é um momento de troca. Por isso, oferecemos versões de um personagem tão famoso como o Pedro Malasartes que, além de ter suas histórias registradas em livros, também tem suas peripécias conhecidas pelo público; o que deixa a atividade mais animada. Outras histórias ainda serão apresentadas com versões de personagens que circulam no imaginário popular como a Galinha Ruiva, o João Jiló e outros”, enfatiza Fabiane.

Com realização da Pinguim Produções, o projeto cultural De papel e(m) papel: Personagens célebres em múltiplas linguagens foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná, e tem o apoio da Copel.

Fonte: Portal Educadora