Geral

Bispo recomenda celebrações em homenagem ao Papa Francisco

Em carta ao povo da Diocese, Dom Edgar expressa profunda gratidão pela vida e missão do Papa Francisco e orienta que sejam realizadas celebrações.

Image
  • 23 de Abril de 2025
  • Foto: Assessoria

  • 152

A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão une-se ao povo de Deus em todo o mundo pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, ocorrido na madrugada de 21 de abril de 2025, na Casa Santa Marta, Vaticano. O Santo Padre faleceu aos 88 anos, em pleno Ano Jubilar, deixando um legado de humildade, coragem e fé inabalável. Em carta dirigida ao clero, religiosos e fiéis diocesanos, Dom Edgar Xavier Ertl destacou o Papa como um verdadeiro “peregrino da esperança”, pastor misericordioso que conduziu a Igreja com sabedoria, espírito missionário e olhar atento aos desafios do tempo presente. Sua última aparição pública foi no Domingo de Páscoa, quando, mesmo debilitado, abençoou o povo reunido na Praça São Pedro.

Dom Edgar recorda dois momentos significativos: a celebração da ressurreição de Jesus no Domingo de Páscoa e o anúncio do falecimento na manhã seguinte. “Recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, afirmou o cardeal Joseph Farrell, ao comunicar a notícia ao mundo. Com esperança pascal e profundo reconhecimento, Dom Edgar orienta que todas as paróquias da Diocese realizem, até o sábado, celebrações especiais em memória do Papa Francisco, convidando os fiéis a rezarem por sua alma e agradecerem por sua vida doada à Igreja. Francisco, o céu é o vosso lugar.

Confira a íntegra da carta:

“Ao Clero, aos Religiosos/as e aos nossos fiéis diocesanos!

A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão une-se em orações e preces ao povo de Deus em todo o mundo, pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, aos 88 anos, nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025, do Ano Jubilar, na Casa Santa Marta, sua residência, no Vaticano. O bispo de Roma, como preferia que assim o chamassem, destacou-se como “peregrino de esperança”, pastor humilde e corajoso, testemunha incansável da misericórdia de Deus, que conduziu a Igreja com sabedoria evangélica, compaixão e espírito missionário, de olhares fixos em Jesus Cristo e no tempo presente, observando os desafios e propondo mudanças e caminhos novos. E antes de sua partida à “Casa do Pai”, promessa do Ressuscitado, quis despedir-se do povo, no Domingo de Páscoa, passando pela Praça São Pedro e abençoando o povo como sempre fizera.

Dois fatos, dignos de registro: 1º. 20 de abril – domingo de Páscoa – de madrugada, o primeiro dia da semana, dois homens com roupas brilhantes, próximos do túmulo vazio onde Jesus fora sepultado, perguntaram às mulheres que procuravam pelo corpo do Mestre: “Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui. Ressuscitou”! (cf. Lc 24,1-12). 2º. 21 de abril – segunda-feira na oitava da Páscoa – de madrugada, no horário do Brasil, disse o cardeal Joseph Farrell ao mundo inteiro: “Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”

Ainda consternados com a notícia da morte do querido Papa Francisco, mas com esperança pascal, rezemos pelo seu descanso eterno e, que a prece principal seja de gratidão pelo tempo que se dedicou à Igreja, foram doze anos. Enfim, agradeçamos a Deus pelo homem que Ele nos deu como papa e como Francisco, que passou entre nós fazendo o bem, porque Deus estava com ele (cf. At 10,38-39). Francisco, o céu é o vosso lugar!

Recomendo aos párocos da diocese de Palmas-Francisco Beltrão, que nestes dias, preferencialmente, até o sábado, organizem uma grande celebração nas Igrejas Matriz, convidando aos fiéis para que orem em memória ao Sucessor de Pedro!

Fraternalmente em Jesus Cristo Ressuscitado, Dom Edgar Xavier Ertl”.

Fonte: Assessoria Adaptada