Em Curitiba apenas uma das 14 obras da Copa já está pronta

A orientação do governo federal é de que todos os empreendimentos estejam prontos até abril de 2014.

Image
  • 23 de Abril de 2012
  • 337

Faltando pouco mais de dois anos para a Copa do Mundo no Brasil, as obras de mobilidade urbana em Curitiba ainda estão patinando. Das 14 intervenções previstas, somente uma – a ampliação do estacionamento do Aeroporto Afonso Pena – foi finalizada. Nove obras ainda nem começaram a ser feitas, sendo que cinco dessas não estão com os projetos concluídos.

A orientação do governo federal é de que todos os empreendimentos estejam prontos até abril de 2014. Na capital paranaense, todas as projeções respeitam a data limite, mas o cronograma apertado faz com que especialistas alertem para o risco de aumento de custos e de projetos não realizados.

“A situação é preocupante. Acredito que o prazo para conclusão vai ficar bem apertado”, diz Vanessa Moura, gerente do departamento de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná (Crea-PR). Para ela, além de monitorar o andamento dos projetos, é importante verificar o custo de cada intervenção. “Obras de grande complexidade exigem cuidado redobrado nos editais para que não haja necessidade de aditivos”, pondera.