Serviços de inseminação artificial podem ser suspensos para produtores com exames vencidos.
Foto: Assessoria
32
A secretaria de desenvolvimento rural de Dois Vizinhos comunica a todos os produtores rurais que utilizam os serviços de inseminação artificial que os exames de brucelose e tuberculose bovina devem estar rigorosamente em dia para que o atendimento seja mantido. Produtores com exames vencidos devem providenciar a atualização dos documentos até o dia 30 de abril de 2025. A não apresentação dos exames no prazo estabelecido acarretará na suspensão dos serviços.
A Secretaria reforça que os exames são realizados exclusivamente por médicos veterinários habilitados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e são indispensáveis para o controle sanitário do rebanho e segurança na produção agropecuária.
Precisam realizar os exames de brucelose animais machos e fêmeas não vacinados a partir dos oito meses de idade, além de fêmeas vacinadas com a cepa B19 a partir do 25º mês. Já os exames de tuberculose abrangem todos os bovinos e bubalinos a partir de 45 dias de idade.
O objetivo dos exames é detectar e eliminar os animais positivos, combater os focos da doença e certificar as propriedades livres de brucelose e tuberculose. O certificado tem validade de um ano e a renovação deve ser solicitada com 15 dias de antecedência ao vencimento. Para mais informações ou dúvidas, os produtores podem entrar em contato diretamente com a Secretaria de Desenvolvimento Rural - pessoalmente ou pelo telefone/WhatsApp (46) 3536-5847.
Fonte: Assessoria