Ministério da saúde aponta Dois Vizinhos como referência regional em saúde pública.

Dois Vizinhos na segunda posição do seu grupo em nível de Região, e em quinta colocação no Estado, à frente de municípios como Pato Branco e Francisco Beltrão.

Image
  • 24 de Abril de 2012
  • 317

O Ministério da Saúde divulgou o Índice do Desempenho do SUS 2012 (IDSUS 2012), que avalia o acesso e a qualidade dos serviços de saúde nos municípios, regiões, estados e no país.

Para realizar tal levantamento, o Ministério da Saúde criou seis Grupos Homogêneos, dividindo as cidades de acordo com as suas estruturas.

Os grupos 1 e 2, que não contam com nenhuma cidade do Sudoeste, agrupam municípios com melhor estrutura e condições de atendimento.

Os grupos 3 e 4 têm cidades com pouca estrutura de média e alta complexidade; e os grupos 5 e 6 são compostos por municípios que não têm estrutura para atendimentos especializados.

O Ministério da Saúde orienta que não devem ser comparadas as cidades participantes de um determinado grupo com as de outro, em virtude das diversidades demográfica, cultural, socioeconômica e geográfica de cada uma.

Dois Vizinhos está no Grupo Homogêneo 3. No estado, 62 municípios foram classificados neste grupo; e no Sudoeste, 6.

Portanto, uma avaliação do Ministério da Saúde, segundo critérios próprios, coloca Dois Vizinhos na segunda posição do seu grupo em nível de Região, e em quinta colocação no Estado, à frente de municípios como Pato Branco e Francisco Beltrão, numa pesquisa nacional avalia “o acesso e a qualidade dos serviços de saúde”.