A festa dos 60 anos acontece neste domingo, dia 4.
Foto: Portal Educadora
96
A Paróquia São Jorge, de São Jorge D’Oeste, está comemorando 60 anos de fundação. Em 18 de abril de 1965, o bispo diocesano Dom Carlos Eduardo Bandeira Saboia de Mello emitiu o decreto de criação, e a celebração solene ocorreu no dia 23 de abril do mesmo ano, presidida por Dom Carlos e concelebrada pelo padre Raymundo Francener. Nesse dia, aconteceu a posse do padre João Nalon como primeiro pároco. O padre João faleceu no dia 24 de outubro de 2014, com 82 anos de idade. Atualmente, o pároco é o padre Victor Clemente Muller, que contou sobre a criação da paróquia durante entrevista no programa Educadora News, na Rádio Educadora, nesta sexta-feira, 2. “Temos alguns registros históricos da nossa igreja que remontam lá pelos anos 50, com a passagem do frei Vito, que vinha de Chopinzinho, e depois o padre Raymundo Francener, de São João, antes mesmo da constituição da paróquia, ainda quando era conhecida como Fazenda São Jorge. Depois, com a emancipação, o padre João Nalon foi o primeiro pároco, em 23 de abril de 1965, e permaneceu na paróquia durante 46 anos”, disse.
O padre Victor exaltou a história do primeiro pároco, João Nalon. “Foi uma presença muito marcante, porque há o jeito e o caráter dele na formação religiosa do nosso povo. Então, vemos que a nossa paróquia traz muito da presença do que foi cultivado pelo padre João Nalon, que era muito aguerrido, audacioso. Ele acompanhou todas as edificações nas comunidades. Além dos batizados, casamentos de filhos, pais e netos, ele dedicou-se à catequese. Foi também uma figura pública. Naquela época, chamava-se de inspetor de escolas, foi secretário de Educação naquele município em tempos idos. Estava muito ligado à formação da parte educacional e cultural daquele povo. Ali em São Jorge D’Oeste, ele permaneceu e viveu também seus últimos anos”, explicou o pároco.
Sobre a construção da Paróquia São Jorge, padre Victor destaca que não há muitos registros. “A atual igreja foi construída no ano de 1970. Toda a estrutura é formada em concreto, inclusive a sua cobertura em forma de abóbada. Foi construída com cimento sobre uma laje muito sólida, contam os antigos, e isso é visível, porque está ali até hoje dessa forma”, destacou.
Programação de aniversário
As celebrações das seis décadas da paróquia começaram no dia 23 de abril, dia do padroeiro do município, São Jorge, com a programação da novena, iniciada com a presença do bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, Dom Edgar Xavier Ertl. Já neste domingo, 4 de maio, haverá a festa dos 60 anos, com as atividades tendo início às 7h, com café, chimarrão e momento de convivência entre os participantes, além da bênção dos carros. Às 10h, será celebrada a Missa Festiva em homenagem ao padroeiro São Jorge, seguida de almoço ao meio-dia e buffet de sobremesas a partir das 12h30.
A partir das 13h, haverá leilão de gado e, às 14h, um animado bingo com show de prêmios. O encerramento da festa será com o sorteio da rifa, às 16h.
Os organizadores também informam que já estão sendo feitas as reservas de carne com Jorge Bonetti (46 99926-0621) e Joilso Di Domênico (46 99904-4647).
Fonte: Portal Educadora