Maior festival de divulgação científica do mundo será realizado nos dias 19 e 20 de maio, em espaços descontraídos da cidade
Foto: Arquivo/Assessoria
31
Segunda e terça-feira, dias 19 e 20 de maio, Dois Vizinhos voltará a ser palco de ciência e conhecimento com a realização do ‘Pint of Science 2025’. Pelo terceiro ano consecutivo, o município participa do maior festival de divulgação científica do mundo, que acontece simultaneamente em diversos países e em 169 cidades brasileiras. O objetivo do evento é aproximar a ciência da sociedade em ambientes informais e acolhedores. As palestras são gratuitas, abertas a todos os públicos e acontecerão sempre às 19h — no dia 19 de maio no Box Place e no dia 20 de maio no Condado Food Park.
“O ‘Pint of Science’ nasceu de uma necessidade de levar a ciência para fora das universidades. O evento surgiu na Inglaterra, os pesquisadores perceberam a necessidade de mostrar suas pesquisas e aí veio a ideia de levar a ciências a locais públicos, sejam parques, bares e restaurantes, falando de uma forma acessível, para que todos consigam entender e esperamos muita interação com o público. Tínhamos muito receio nos outros anos se o povo iria participar, iria interagir, mas foi fantástico, os bares ficaram lotados e vimos pessoas de todas as idades com dúvidas sobre os assuntos”, disse Guilherme Bessegato, professor de química da UTFPR-DV e um dos organizadores do evento.
Na primeira noite, o paleontólogo Júlio Marsola falará sobre o tema "Entre dunas, oásis e dinossauros: o Paraná no Cretáceo", explorando as incríveis descobertas fósseis e a história geológica do estado na era dos dinossauros. Já no segundo dia, o pesquisador Adalberto Inocêncio abordará "Mudanças Climáticas Globais: é preciso se comunicar para além dos discursos do 'fim do mundo'", destacando a necessidade de uma comunicação mais efetiva e construtiva sobre as mudanças climáticas. “O evento é gratuito, será em dois dias, no dia 19 de maio acontece no Box Place e no dia 20 no Condado Food Park, sempre com início às 19h. No Paraná, o evento abrange 31 cidades, sendo o Estado com maior número de cidades participantes nesse evento que vai ocorrer em 27 países diferentes”, completa Thiago Petrussi, professor de física da UTFPR-DV.
Para mais informações sobre a programação, basta acompanhar o perfil da UTFPR-DV no Instagram: @utfprdv.
Fonte: Assessoria Adaptada