• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

BOM DIA 107

com

JOAO PAULO DOS SANTOS
Geral

Dois Vizinhos recebe mais uma edição do Pint of Science

Maior festival de divulgação científica do mundo será realizado nos dias 19 e 20 de maio, em espaços descontraídos da cidade

Dois Vizinhos recebe mais uma edição do Pint of Science
  • 14 de Maio de 2025
  • Foto: Arquivo/Assessoria

  • 71

Segunda e terça-feira, dias 19 e 20 de maio, Dois Vizinhos voltará a ser palco de ciência e conhecimento com a realização do ‘Pint of Science 2025’. Pelo terceiro ano consecutivo, o município participa do maior festival de divulgação científica do mundo, que acontece simultaneamente em diversos países e em 169 cidades brasileiras. O objetivo do evento é aproximar a ciência da sociedade em ambientes informais e acolhedores. As palestras são gratuitas, abertas a todos os públicos e acontecerão sempre às 19h — no dia 19 de maio no Box Place e no dia 20 de maio no Condado Food Park.

“O ‘Pint of Science’ nasceu de uma necessidade de levar a ciência para fora das universidades. O evento surgiu na Inglaterra, os pesquisadores perceberam a necessidade de mostrar suas pesquisas e aí veio a ideia de levar a ciências a locais públicos, sejam parques, bares e restaurantes, falando de uma forma acessível, para que todos consigam entender e esperamos muita interação com o público. Tínhamos muito receio nos outros anos se o povo iria participar, iria interagir, mas foi fantástico, os bares ficaram lotados e vimos pessoas de todas as idades com dúvidas sobre os assuntos”, disse Guilherme Bessegato, professor de química da UTFPR-DV e um dos organizadores do evento.

Na primeira noite, o paleontólogo Júlio Marsola falará sobre o tema "Entre dunas, oásis e dinossauros: o Paraná no Cretáceo", explorando as incríveis descobertas fósseis e a história geológica do estado na era dos dinossauros. Já no segundo dia, o pesquisador Adalberto Inocêncio abordará "Mudanças Climáticas Globais: é preciso se comunicar para além dos discursos do 'fim do mundo'", destacando a necessidade de uma comunicação mais efetiva e construtiva sobre as mudanças climáticas. “O evento é gratuito, será em dois dias, no dia 19 de maio acontece no Box Place e no dia 20 no Condado Food Park, sempre com início às 19h. No Paraná, o evento abrange 31 cidades, sendo o Estado com maior número de cidades participantes nesse evento que vai ocorrer em 27 países diferentes”, completa Thiago Petrussi, professor de física da UTFPR-DV.

Para mais informações sobre a programação, basta acompanhar o perfil da UTFPR-DV no Instagram: @utfprdv.

Fonte: Assessoria Adaptada