Evento acontece entre os dias 21 e 23 de maio na instituição de ensino duovizinhense.
Foto: Reprodução YouTube
223
Entre os dias 21 e 23 de maio, será realizado, na UTFPR de Dois Vizinhos, o 1º Encontro de Benzedeiras e 1ª Mostra Cultural de Saberes Populares do Ofício de Benzer. O evento acontece, em sua maior parte, no Auditório Dr. Douglas Sampaio Henrique, na instituição de ensino duovizinhense. A programação é extensa, em um evento que contará com oficinas, palestras, mostra fotográfica, documentários, festival da canção e danças. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet (clique aqui).
“É um evento bastante amplo, que tem a abertura na quarta-feira, 21, mas que tem, na quinta-feira, 22, uma grande quantidade de atividades abordando as práticas do benzimento, curso sobre uso das plantas medicinais, dança, apresentação das produções documentais que já fizemos, cursos de aprendizagem com plantas medicinais, alimentícias, orquídeas, além de oficina literária para aprender a escrever a respeito desses saberes das benzedeiras, como tornar isso uma obra literária, os depoimentos que elas nos repassam. Na sexta-feira, 23, temos uma roda de conversa, troca de saberes entre as benzedeiras e troca de plantas medicinais na manhã do dia 23. Convidamos todos que queiram participar que levem suas plantas para trocar com os demais”, resumiu a professora Patrícia Fernandes, que está coordenando o evento, em entrevista para o Programa Sete e Meia da Rádio Educadora FM.
A benzedeira Juracy Zorzan, conhecida como Dona Jura, falou sobre como é a sua atuação. “Esse é um dom que eu tenho porque se você precisar de mim, me mandar uma mensagem, mentalizar em mim, você recebe a graça sem eu ver, às vezes, a mensagem. Esse meu dom não tem como eu ensinar, mas a gente pode motivar as pessoas a fazer pedidos com fé, mentalizar. Eu faço xarope para amarelão, diabete, bronquite, colesterol, para o que você procurar”, relatou. Marizete Perin é filha da Dona Genoveva Perin que também atua com benzimento e falou sobre o legado. “A minha avó era benzedeira, parteira e, quando ficou doente, pediu para a minha mãe acompanhar que ela passaria os saberes. Eu morei com a minha vó, por três anos, já fui criada com chás, xaropes, as culturas dos chás, ela era minuciosa, colocava nome em tudo, aprendi muito com ela e, quando minha mãe infartou, há quatro anos, ela começou a me passar, eu acompanho, repreendo, mas ela é a benzedeira”, relatou.
O evento é pensado em uma parceria entre UTFPR-DV e Cresol, com apoio da Copel e incentivo do Profice da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (46) 99106-5393 ou no Instagram @benzedeirasdv.
A programação do evento é a seguinte:
Quarta-feira, 21 de maio
19h – Abertura Cultural e 10º Festival da Canção UTFPR-DV
Quinta-feira, 22 de maio
8h – Inscrições
8h30 – Mesa de abertura
9h – Palestra: “Benzedeiras no mapa: cartografias de reconhecimento”, com Taisa Lewitzki
10h – Lançamento da Mostra Fotográfica: “Entre rezas e ervas: mulheres de fé”
10h45 – Palestra: “Benzedeiras: na ancestralidade, atualidade e continuidade”, com Elma Sant’Ana
11h45 – Intervalo para almoço
Exposição Audiovisual: Guardiãs e guardiões do ofício de benzer: sabedoria popular e patrimônio cultural e Saberes de benzedeiras e benzedores: reconhecimento de patrimônio cultural no sudoeste do Paraná
13h30 – Oficinas temáticas (salas e laboratórios)
OFICINA 1: A Produção Literária a partir de depoimentos de benzedeiras e parteiras
OFICINA 2: Uso das ervas medicinais para autonomia na saúde individual e coletiva — Adriana Possan
OFICINA 3: Jardim dos saberes: princípios e práticas sobre plantas medicinais — Mara Luciane Kovalski
OFICINA 4: PANC saberes e sabores rumo a uma alimentação mais saudável — Daniela Lima e Daniela Estevan
OFICINA 5: Cultivo de orquídeas — Betty Cristiane Kuhn
17h – Intervalo para café e confraternização
17h - Mostra fotográfica “Entre rezas e ervas: mulheres de fé”
18h – Brincadeira de Roda — Adriana Possan
19h – Mostra de documentários e debate: Benzedeiras com orgulho e Benzedeiras – Ofício tradicional
Sexta-feira, 23 de maio
Mostra fotográfica “Entre rezas e ervas: mulheres de fé”
8h30 – Café de confraternização
9h – Roda de conversa - Troca de saberes e depoimentos
10h – Construção coletiva de proposta para futuros eventos
11h – Troca de plantas medicinais - Traga sua planta para trocar e receber
Fonte: Portal Educadora