Domingo é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Foto: Assessoria
21
Neste domingo, 18 de maio, o Brasil celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que enfatiza o cuidado com a saúde mental. A data lembra que transtornos mentais não podem ser tratados com exclusão, repressão ou isolamento. Desde o final da década de 1970, com a consolidação do movimento da Reforma Psiquiátrica Brasileira, o país passou a adotar um modelo que valoriza o cuidado humanizado, respeitando a totalidade do indivíduo — suas emoções, seus vínculos sociais, suas histórias e sua cultura. Esse princípio é também o alicerce do trabalho realizado pelo Ambulatório de Saúde Mental (AMENT) de Dois Vizinhos, que desde sua inauguração, em 2021, já realizou 26.300 atendimentos. Só em 2024, foram mais de 7 mil, e até 15 de maio de 2025, 3.351 pessoas já buscaram apoio na unidade.
“É sempre importante lembrar que o cuidado em saúde mental considera o paciente em sua totalidade, sendo o propósito a melhoria da qualidade de vida do indivíduo. Desta forma, demanda-se intervenções múltiplas”, destaca a psicóloga Joana Helena Magnabosco, integrante da equipe do Ambulatório de Saúde Mental. A saúde mental, como lembra Joana, não se restringe a diagnósticos e medicamentos. Ela exige escuta, empatia, tempo e sensibilidade. Por isso, o Ambulatório atua com uma equipe multidisciplinar, que vai desde psicólogos e médicos até assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.
A coordenadora do Ambulatório, enfermeira Francieli Tessaro, tem se reunido frequentemente com o prefeito Carlinhos Turatto e a secretária de Saúde, Claudete Meurer, com o objetivo de fortalecer ainda mais os serviços e ampliar o acesso da população às políticas de cuidado em saúde mental.
“Nossa gestão acredita que saúde mental deve ser tratada com seriedade, respeito e humanidade. Não se trata apenas de tratar doenças, mas de cuidar de pessoas, de dar a elas condições de viver com dignidade e bem-estar”, reforça o prefeito Carlinhos Turatto.
Fonte: Assessoria