Geral

Conferência de Assistência Social está sendo realizada nesta sexta

Evento está sendo realizado na Sociedade Rural Vale do Iguaçu com grande presença de autoridades e sociedade.

Image
  • 16 de Maio de 2025
  • Foto: Portal Educadora

  • 95

Durante toda a sexta-feira, 16, no restaurante da Sociedade Rural Vale do Iguaçu de Dois Vizinhos, está acontecendo a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. Durante o evento, está sendo debatido os “Vinte anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): construção, proteção e resistência”. O evento segue as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e, na abertura, que contou com a participação de diversas autoridades, ressaltou-se a importância das políticas da pasta na sociedade.

Alex Bachi, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, falou sobre o encontro. “Essa 14ª conferência aborda os 20 anos do SUAS o tema traz a palavra construção porque o processo esse é um processo novo que exige uma renovação constante. Tivemos muito progresso e temos que parabenizar a todos que fazem parte desse sistema, seja a administração por melhorar a estrutura, os colaboradores e por conseguirmos colocar Dois Vizinhos como destaque regional no setor”, completou.

Nádia Bonatto, chefe do núcleo regional da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Família (SEDEF), parabenizou a boa adesão a conferência. “Em nome do Governo do Estado, parabenizamos vocês por esse importante evento que é a fase municipal da conferência nacional. Vivemos um momento importante, onde celebramos os 20 anos do SUAS, que é um sistema construído com esforços coletivos de gestores, gestoras, trabalhadores, conselhos e hoje temos um sistema grandioso, então, nossos esforços estão valendo. Nele, Brasília (DF) tem o seu papel, o Estado tem o seu papel e os municípios, que estão na linha de frente, são de importância vital para que as ações aconteçam”, disse.

O vereador Miguel Montevanello (PP) representou o legislativo e destacou que a casa de leis é parceira da assistência social. “Nós, como câmara, vemos a preocupação da secretaria de assistência social com o município. Sempre que, chamados pela população, buscamos a pasta, fomos muito bem atendidos e tivemos respostas imediatas”. O vice-prefeito Nery Maria (PL) também fez uso da palavra. “Este dia é muito importante para nós e, através da secretária Cátia, vamos alavancando projetos para os próximos anos em Dois Vizinhos. Estamos de parabéns pelos avanços que estamos tendo no município também na área social”, elogiou.

A secretária Cátia Bonin destacou que o trabalho da assistência social é árduo e contínuo. “Não conseguimos fazer políticas públicas sozinhas. Precisamos da sociedade civil para nos trazer as situações e conseguir entregar excelência no atendimento. Hoje vamos comemorar os 20 anos do SUAS, aqui temos secretaria há 14 anos e ainda estamos engatinhando, temos muito a conquistar e hoje é o dia de termos ouvido e vozes para levar adiante”, apontou.

Por fim, o prefeito Carlinhos Turatto (PP) também elogiou a assistência social. “Eu sempre digo que cada um que faz a opção de trabalhar com gente, tem que trabalhar com o coração, gostar de gente. Ontem, 13, era o dia da assistente social e eu dizia para os nossos guerreiros e guerreiras que eles são as pessoas que, muitas vezes, tem que chorar sem demonstrar porque precisam ser fortes, mostrar força. Vocês trabalham com pessoas em vulnerabilidades e isso é muito importante na nossa sociedade”, disse. Ele ainda fez um balanço das ações realizadas pela administração, no seu mandato, para a assistência social.

Programação

Pela manhã, o evento teve palestra com Taise Maria Bortoluzzi Piasecki. No período da tarde, os participantes vão discutir cinco eixos temáticos: Financiamento e Orçamento de natureza obrigatória como instrumento para uma gestão comprometida com a responsabilidade social; Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários; Articulação entre segmentos: como potencializar a participação social no SUAS; Serviços, Programas e Projetos: universalização do acesso e a integração das ofertas e Benefícios e transferência de renda: acesso a direitos e a dignidade da população como compromisso republicano.

Durante a plenária final, serão eleitas as propostas que representarão o município na Conferência Estadual, prevista para ocorrer entre 11 de agosto e 17 de outubro de 2025. Além disso, serão escolhidos os delegados que participarão da próxima etapa.

Fonte: Portal Educadora