Iniciativa da Prefeitura reúne secretarias, conselhos municipais, escolas e entidades para mobilizar a comunidade em torno da preservação ambiental.
Foto: Assessoria
23
A Prefeitura de Dois Vizinhos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SMMARH), promoverá, entre os dias 2 e 7 de junho, a Semana Nacional do Meio Ambiente 2025. A ação integra o calendário de atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, comemorado em 5 de junho, e faz parte da mobilização Junho Verde, que visa reforçar práticas de sustentabilidade em todo o país.
A organização do evento conta com a participação ativa de diversas entidades e órgãos municipais, entre eles, a secretaria de Desenvolvimento Rural, secretaria de Educação e Cultura, o Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA), Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDRMA) e Conselho Municipal de Saneamento Ambiental (COMUSA). Além disso, escolas, universidades, empresas públicas e privadas e entidades da sociedade civil também são parceiras na realização das atividades.
Com o tema “Nosso Meio Ambiente”, a programação da semana abordará assuntos de grande relevância, como emergências climáticas, ecologia integral, economia circular, logística reversa e sustentabilidade. As ações previstas incluem palestras, oficinas, campanhas educativas, mutirões de limpeza, plantio de árvores, visitas técnicas e atividades culturais.
O secretário de Meio Ambiente, Neri Machado, destaca que a Semana do Meio Ambiente é mais do que uma programação simbólica. “Queremos incentivar atitudes práticas e duradouras, promovendo a educação ambiental e a gestão participativa. É hora de pensar globalmente e agir localmente”, afirmou. O prefeito Carlinhos Turatto também reforça o papel do governo municipal em estimular o engajamento popular. “O meio ambiente é responsabilidade de todos nós. Estamos trabalhando em várias áreas para garantir qualidade de vida à população e sustentabilidade para as futuras gerações. Essa semana é um convite para agirmos”, declarou.
Fonte: Assessoria