Geral

Dom Edgar apoia projeto dos Guardiões dos Rios

Ele se reuniu com integrantes do grupo no último sábado, 17.

Image
  • 20 de Maio de 2025
  • Foto: Jornal de Beltrão

  • 61

No último sábado, 17, o bispo dom Edgar Ertl recebeu, em sua casa em Francisco Beltrão, integrantes do Instituto Guardiões do Rios, que lhe apresentaram um projeto que já tem apoio da UTFPR e Cresol e agora busca apoio também da CNBB. Após ouvir os argumentos e saber mais da história do próprio instituto e sua finalidade, Dom Edgar assegurou que apoia, porque se trata de uma causa nobre. “Ecologia não é um tema só de igreja, é uma tema universal, ligado à criação do mundo”, disse o bispo.

O objetivo, como enfatizou o presidente do Instituto, Edison Pin, “não é de fiscalizar, não queremos só apontar os problemas, mas mostrar a solução”.

Nosso encontro foi maravilhoso

“Dom Edgar nos recebeu muito bem adorou a ideia do nosso instituto, conversamos muito sobre a natureza e o descaso que o ser humano tem com ela. Ele mostrou-se um grande apoiador da causa em cuidar dos rios e de toda a criação divina, ganhou uma camiseta do instituto e disse que quer nos acompanhar em alguma expedição”, disse a bióloga Kelly Mezomo.

Após a reunião, no grupo de Whatsapp do Instituto Guardiões dos Rios, o presidente Edison Pin comentou: “Hoje, com o bispo e falando no particular com alguns diretores, me ocorreu uma iluminação. Nós somos passageiros, nosso instituto também é passageiro. Portanto, o que ficará de nossos propósitos para o futuro, se caprichamos no comportamento, serão as nossas ideias. Gostaria muito que pensassem sobre isso. O grande legado que estamos construindo é uma nova mentalidade sudoestina a respeito da Ecologia Integral, que, diga-se de passagem, é o lema da Encíclica Papal. Acredito, piamente, que já somos formadores de opinião sobre o cuidado com nossas águas, e, seremos pioneiros lá dos idos de 2024, 25, 26. E, sabe lá, quanto iremos agir neste rumo tão virtuoso, com valores pessoais tão interessantes e sobre o manto natural e celestial. Sou muito grato pela confiança e apoio que entregam a esta causa tão nobre.”

Fonte: Jornal de Beltrão