Objetivo é apresentar detalhes e esclarecimentos sobre o Caminho de Santiago em Dois Vizinhos.
Foto: Portal Educadora
38
A Associação Santiago Brasil está realizando, nesta terça-feira, 20, um encontro com padres e com moradores das comunidades rurais para apresentar detalhes e esclarecimentos sobre o Caminho de Santiago e a Peregrinação Inaugural, que acontecerá em 25 de julho de 2025. A reunião acontece no Chaplin Centro de Eventos e conta com a presença dos párocos Itacir Franceschina (Santo Antônio de Pádua) e Dilonei Pedro Muller (Imaculada Conceição).
O Padre Geovane Júlio, que foi indicado pelo bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, Dom Edgar Xavier Ertl, como guia espiritual do Caminho de Santiago em Dois Vizinhos também participa do evento. “Eu estou honrado e feliz com o convite do bispo para acompanhá-los no caminho e também porque a assistência espiritual foi um pedido do caminho. O bispo pediu essa missão para mim e eu sempre digo que toda missão da igreja é bonita, desafiadora e acompanhar o caminho é uma alegria muito grande porque estive na primeira caminhada, em 2022, em algumas inaugurações dos marcos e agora vou poder, mesmo à distância, atender, com a assistência espiritual, atendendo, acompanhando e sempre que possível estar em Dois Vizinhos”, disse o Padre Geovane Júlio.
A presidente da Associação Santiago Brasil, Luciane Reguilin, falou sobre a reunião. “A gente convidou o presidente e o ministro de cada comunidade ou seus representantes para passar para eles tudo que já foi feito no caminho até agora, o que vamos fazer ainda e como vai ser no dia 25 de julho, com a inauguração desse grande projeto. Mais do que nunca, as comunidades precisam estar informadas, sabendo o que vai acontecer, o que tem que fazer e o comprometimento de cada uma”, disse.
Geovane Júlio falou sobre a importância da peregrinação na fé católica. “Nesse mundo somos peregrinos, estamos de passagem. A peregrinação fez parte e faz parte da história do povo de Deus, desde o povo de Israel, no antigo testamento, onde o povo peregrinou pelo deserto. Depois, a tradição judaica levava todos os judeus a Jerusalém três vezes no ano, então, se peregrinava para lá, na cidade santa, pra as festas religiosas e hoje na fé, na tradição cristã, somos herdeiros do povo judeu, na tradição cristã, e temos muitas peregrinações, inclusive, aqui no Sudoeste nos santuários em Cruzeiro do Iguaçu, Santa Izabel do Oeste, Palmas, entre outros. Agora, aqui em Dois Vizinhos, temos o Caminho de Santiago que foi formado por peregrinos e inspirado em Santiago de Compostela e esse caminho quer nos ajudar, não é só uma caminhada de 170 quilômetros e é estar inspirado, algo tem que nos mover desde dentro para fazer essa caminhada. Eu não posso chegar no final igual eu estava no início, tem que existir uma mudança interior”, conclui o Padre.
O caminho
O Caminho de Santiago em Dois Vizinhos começou a ser criado em 28 de dezembro de 2021 e será todo inaugurado até 25 de julho de 2025, o dia de Santiago. O trajeto terá cerca de 170 km no total, passando por 30 comunidades rurais e cerca de 4 km no perímetro urbano que inclui a Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua e Igreja Matriz Imaculada Conceição. Está sendo edificada a capela de Santiago, no início do zigue-zague da Rua João Dalpasquale - esquina com a Avenida Dedi Barrichello Montagner, que será o ponto de referência para os peregrinos.
Fonte: Portal Educadora