Em Dois Vizinhos, foram eleitos 11 representantes dos estudantes nos Colégios Cívico-Militares Vinicius de Moraes e Leonardo da Vinci.
Foto: Assessoria
158
Os estudantes dos Colégios Cívico-Militares Vinicius de Moraes e Leonardo da Vinci, de Dois Vizinhos, elegeram, recentemente, os 11 representantes para o Parlamento Jovem. Os vereadores já foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e serão empossados no próximo dia 27 de maio na câmara de vereadores. O mandato é de um ano.
Os eleitos, no Leonardo da Vinci, foram Ezequiel Bez, Julio Cesar Carvalho da Silva, Heloisa Fiorentin, Beatriz Custódio Viba, Victor Gabriel Schmoller, Jeferson Willian Coelho e Júlia Fricks Soares. Já no Vinicius de Moraes se elegeram Bernardo Henrique Boncoski, Emanuelly Macari de Oliveira, Mariana Costa Maia e Maria Vitória Gomes Cirico. O processo eleitoral é bem semelhante as eleições municiais, com tempo de propaganda eleitoral, apresentação de propostas, distribuição de santinhos e votação em urna eletrônica. Ao fim do mandato, eles vão propor um projeto que será votado pelos legisladores do município.
O chefe do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos (NRE-DV), Dírsio Ferreira da Silva, elogiou o processo em entrevista ao Programa Sete e Meia. “Os vereadores já foram diplomados pelo desembargador de Curitiba no último dia 7 de maio e agora aguardam a posse aqui na nossa câmara. Esse projeto parlamento jovem é uma parceria do TRE com o SEED e foi todo acompanhado pelo NRE e, com certeza, renderá muitos frutos para todos nós”, resumiu. Giovanni Grando, professor de cidadania e civismo, que coordenou a eleição, também falou sobre o impacto para os jovens. “Esse projeto, mesmo sendo sério, ele acaba tendo a leveza e liberdade de ser jovem e é isso que motivamos os alunos no componente curricular de cidadania e civismo. Eles passaram por todo o processo como na vida real, elegemos 11 vereadores mirins, sendo sete no Leonardo da Vinci e quatro no Vinicius de Moraes respeitando a proporcionalidade e eles vão fazer um grande trabalho. Esse projeto vai impactar muito nossa sociedade”, estimou.
A vereadora eleita Júlia Fricks Soares fez agradecimentos. “Muito obrigado por todos os votos, eu prometo honrá-los e fazer o que é melhor para os estudantes. Quero agradecer minha família, que me ajudou bastante, inclusive recortando os santinhos, na arte, foi muito bacana, e aos meus amigos que me ajudaram na campanha”, resumiu. Bernardo Henrique Boncoski também falou sobre a campanha. “Eu queria agradecer todos que votaram em mim, eu prometo que vou fazer o máximo para idealizar todos os projetos que eu prometi. Queria agradecer minha família, que me apoiou em tudo que precisei, me motivaram e no final de tudo eu consegui a eleição”, conclui.
Fonte: Portal Educadora