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Obras estruturantes da Copel levam mais energia para o Sudoeste

Em Dois Vizinhos, a subestação está sendo ampliada para melhorar o fornecimento de energia.

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  • 18 de Junho de 2025
  • Subestação de Capanema. Foto: Asssessoria

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A Copel está investindo no Sudoeste do Paraná. As obras da nova subestação da cidade de Vitorino, somadas à entrada em operação da unidade de Capanema e à infraestrutura implantada em Francisco Beltrão, representam um avanço considerável na infraestrutura energética de suporte ao desenvolvimento da região. Até o fim deste segundo semestre, juntas, as três novas subestações beneficiarão, de forma direta, 42 mil unidades consumidoras nesses três municípios, o que equivale a um contingente próximo de 100 mil pessoas. Outras cinco unidades estão sendo ampliadas: em Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Reserva do Iguaçu, Santo Antônio do Sudoeste e Verê, somando investimentos de R$ 54 milhões em melhorias.  

Outro reforço da Copel programado para 2025 é a construção de uma nova linha de alta tensão, entre Capitão Leônidas Marques e Realeza, com investimento de R$ 20,6 milhões para reforçar a transmissão. Essa linha transmitirá a energia até as subestações redutoras, que reduzem a tensão e distribuem a energia aos consumidores finais, com segurança e de forma eficiente. Os investimentos da operadora de energia na região chegam a R$ 253 milhões em 2025, um pacote recorde destinado à expansão da oferta de energia e a melhorias na qualidade dos serviços ao cliente.  “São obras estruturantes que fortalecem o sistema elétrico da região e contribuem para o crescimento econômico do Sudoeste. A modernização da rede aumenta a confiabilidade, reduz interrupções e traz mais eficiência para consumidores urbanos, produtores rurais e empresas” destaca Leandro Moraes Guilherme, gerente do Departamento de Operações de Campo do Sudoeste da Copel. 

Medidores inteligentes 

A região Sudoeste foi a primeira a receber a nova tecnologia das redes inteligentes, que permitem um monitoramento mais preciso do sistema, com menos desligamentos e mais agilidade no atendimento ao cliente. Em 2024, foi concluída a instalação de 462 mil medidores inteligentes, que permitem ao cliente acompanhar o consumo do imóvel em tempo real por meio do aplicativo gratuito para celulares. 

Fonte: Assessoria