Até o dia 31 de maio, todos os bovinos e bubalinos devem ser vacinados. A expectativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento é vacinar 4,3 milhões de cabeças de gado.
330
Começa amanhã a campanha de vacinação do gado contra a febre aftosa, no Paraná. Até o dia 31 de maio, todos os bovinos e bubalinos devem ser vacinados. A expectativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento é vacinar 4,3 milhões de cabeças de gado.
Os produtores deverão comprovar a vacinação de todo o gado junto à secretaria até o fim de maio. Os custos pelas doses serão pagos pelos próprios produtores. Quem descumprir estará sujeito a pagar multa de R$ 101,84 por cabeça não vacinada.
Para o secretário Norberto Ortigara, a mobilização representa um desafio para o Governo do Estado e o setor produtivo, que buscam o reconhecimento do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação.
Segundo o secretário, o Paraná está na reta final para entrar com o pedido de reconhecimento de área livre de aftosa sem vacinação.
A solicitação será encaminhada após uma avaliação técnica sobre o desempenho dos serviços de sanidade e das condições do rebanho paranaense, o que deverá ocorrer após a realização das duas etapas da campanha de 2012.
Esta é a primeira etapa de vacinação em 2012. A segunda deve ocorrer em novembro. O objetivo do governo ao vacinar todo gado do estado é conseguir a certificação de área livre de aftosa sem vacinação.
O pedido para a vistoria que poderá conceder o certificado ao Paraná será encaminhado após a segunda etapa de vacinação deste ano.
A secretaria acredita que com a comprovação de que o rebanho do estado está completamente livre da febre aftosa será mais fácil para se conseguir entrar nos mercados mais exigentes.