No próximo sábado, 5, a partir das 7h, os grupos serão formados na Prefeitura e partem para as comunidades para fazer a limpeza.
Foto: Portal Educadora
94
No próximo sábado, 5, a partir das 7h, o grupo de caminhada AndeDV vai promover uma ação de Plogging - atividade que combina caminhada com coleta de lixo para limpeza dos 170 quilômetros do Caminho de Santiago de Dois Vizinhos. O encontro será na prefeitura para distribuição dos grupos e o objetivo é deixar o caminho ainda mais bonito para a peregrinação inaugural, que começa no próximo dia 25 de julho. “Estamos a 20 e poucos dias para a inauguração e sabemos que o caminho precisa estar bonito, por isso, surgiu essa ideia. Nossa ideia, nos 170 km, se tivéssemos 150 pessoas, dividiríamos em 30 grupos de cinco pessoas para limpar um trajeto de cerca de cinco quilômetros”, disse Ronaldo Souza, diretor do AndeDV.
Ele ressaltou que precisa do apoio da sociedade para que o Caminho de Santiago aconteça. “Esse é o apelo que eu faço, em nome do AndeDV, que é caminhar cinco quilômetros, leva cerca de uma hora, mais o deslocamento do centro, fazer todo o trabalho, seriam cerca de duas horas. Vamos conseguir sacos plásticos, luvas e distribuir os grupos. A logística do caminho, para quem já viu o mapa, entre uma comunidade e outra, varia de três a sete quilômetros e, quem for mais ágil, pega o trecho de sete quilômetros, enquanto outros pegam os trajetos de três quilômetros. São 30 comunidades e, se tivermos 150 pessoas, cinco por grupo, vai num carro e todo mundo limpa de uma comunidade a outra, deixa o lixo na comunidade onde termina e a Secretaria de Meio Ambiente vai fazer o recolhimento e dar o devido destino”, completou Ronaldo.
Ele ainda fez um apelo a população. “Quem anda de carro ou a pé, não jogue lixo na estrada. Isso já ajuda bastante. Não haveria necessidade de fazer essa caminhada com recolhimento de lixo se as pessoas não jogassem. Estaremos recebendo 100 peregrinos do Brasil todo e não podemos ter um caminho com lixo. Precisamos cuidar, não só para os outros, mas para nós mesmos”, conclui.
Quem desejar participar da ação pode entrar no grupo de WhatsApp clicando aqui.
Fonte: Portal Educadora