Ela comandou a instituição de ensino provisoriamente desde a saída de Everton Lozano, sendo eleita, posteriormente, como diretora.
Foto: Assessoria
84
Na tarde de sexta-feira, 4, aconteceu a posse de Marina Celant de Prá como diretora geral da UTFPR de Dois Vizinhos. O evento contou com a presença de Everton Lozano, reitor da instituição de ensino, da vice-reitora Vanessa Ishikawa Rassoto, dos prefeitos Carlinhos Turatto (Dois Vizinhos) e Givanildo Trumi (Boa Esperança do Iguaçu) e diversas autoridades. Marina assumiu como diretora, de forma provisória, em setembro de 2024, quando Everton Lozano foi empossado como reitor da instituição de ensino. Em seguida, no processo eleitoral, foi escolhida para o cargo e terá mandato de quatro anos.
“Hoje é um dia muito especial, de celebrarmos as conquistas que já tivemos e planejarmos o futuro. Agora entramos em um momento de planejamento estratégico, temos uma equipe com sorriso no rosto, com muita empolgação, dedicada e com compromisso para seguirmos nos próximos quatro anos. O grande desafio é orçamentário, precisamos unir todas as instituições, poder público, junto com a universidade, sociedade civil, para conseguirmos sempre revitalizar as estruturas, melhorar os nossos ambientes, isso é essencial para os nossos estudantes. Nosso planejamento busca também a qualidade de vida, uma gestão participativa, levando a fazenda experimental modelo como um projeto a ser consolidado em quatro anos e trabalhando sempre com excelência no ensino, pesquisa e extensão”, disse a diretora.
Ela também falou sobre a atração de alunos. “Esse é um dos nossos Nortes para os nossos próximos quatro anos junto com a curricularização da extensão. Esse vínculo com a sociedade é essencial para o desenvolvimento das nossas atividades e para o nosso estudante já viver a vida profissional dentro da graduação, mas estamos em diversas frentes e estratégias divulgando nosso curso e a UTFPR do campus Dois Vizinhos cada vez mais visível para todos nós”, completou.
O reitor Everton Lozano também falou sobre sua expectativa para o mandato. “A Marina, desde que ingressou na instituição, participou da equipe de gestão. Foi diretora de pesquisa e pós-graduação, depois diretora de pesquisa e, nesse período, aprendemos muito, construímos muito em conjunto, compartilhando ideias, ideais e a paixão pela instituição. Ela assumiu, provisoriamente, por sete meses e agora é empossada como diretora geral. Ela tem muita competência, experiência e vai fazer uma gestão melhor ou tão boa do que fizemos aqui porque considero que fizemos uma gestão boa, apesar do período que vivemos de pandemia, que prejudicou muito, mas ela está rodeada de uma equipe fantástica de professores e técnicos e vai fazer um bom trabalho e com apoio nosso na reitoria”, disse.
O prefeito Carlinhos Turatto, de Dois Vizinhos, colocou o município à disposição. “A UTFPR é a maior empresa sem chaminé do município e uma das maiores da região. Temos um dos maiores campus do Brasil, construído com suor e lágrimas do povo. Não foi decepcionante, temos aqui 97% dos professores doutores e mais de 2 mil alunos de todo o Brasil aqui e muitos acabam gostando e ficando em Dois Vizinhos. Eu tenho o compromisso de asfaltar esse campus, são 2 mil metros de asfalto e, se o Governo Federal não aportar, eu vou buscar no Estado para transformar esse espaço, que já é encantador, num cartão postal, num ponto turístico, de visita, do Caminho de Santiago que a gente possa ser uma passagem do pessoal aqui para mostrar o potencial e o quanto desenvolveu graças a esse povo abençoado que está aqui. A Marina se elegeu depois de um trabalho bem feito do reitor Everton Lozano, que é nosso, ela seguiu os passos e teve o trabalho reconhecido”, completou.
Currículo
Marina possui graduação em Engenharia Ambiental (2011), Mestrado (2013) e Doutorado (2017) em Engenharia Química (ênfase em Processos Biotecnológicos) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É líder do Grupo de Pesquisa em Gerenciamento e Tratamento de Resíduos (GETRAT). Foi laureada com o 2018 FLC Excellence in Technology Transfer Project of the Year Award (Southeast Regional) com o projeto "Rapid Activation of Biological Wastewater Treatment Systems for NASA" e recebeu Menção Honrosa do Prêmio CAPES Tese de Doutorado 2018 na área de Engenharias II.
Já atuou como diretora de graduação e educação profissional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR-DV e professora dos programas de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC-PG/DV) e engenharia ambiental: análise e tecnologia ambiental (PPGEA-FB), onde exerce atividades de pesquisa com ênfase nos seguintes temas: Tratamento Biológico de Águas Residuárias, Processos Biotecnológicos de Remoção de Nitrogênio (ANAMMOX, Desamonificação, Nitrificação, Desnitrificação), Produção de Biogás e aproveitamento energético de Efluentes Agropecuários e Agroindustriais.
Fonte: Portal Educadora