Evento reuniu autoridades, parceiros e associados para degustação de produtos à base de mel e apresentação das conquistas da apicultura familiar de Dois Vizinhos.
Foto: Assessoria
60
Na noite dessa quinta-feira, 10, na Casa do Apicultor, no Parque de Exposições de Dois Vizinhos, a Associação Duovizinhense de Apicultores Familiares (ADAF), organizou uma comemoração para os 35 anos da entidade. Em clima de orgulho e conquistas, o evento recebeu autoridades, empresários, parceiros, representantes de parlamentares e associados para um encontro de valorização do mel duovizinhense e apresentação das inovações e produtos da apicultura local.
Conduzido pelo presidente Jacir José Alves, o encontro trouxe um apanhado histórico das lutas e vitórias da associação. Entre os grandes feitos apresentados, o destaque foi para a obtenção dos quatro selos de inspeção: SIM, SIE, SIF e SISBI, que tornam a ADAF uma das únicas da região com autorização para comercializar seus produtos em todo o território nacional. “É uma conquista gigantesca que mostra o comprometimento e a seriedade do nosso trabalho ao longo dessas décadas”, afirmou Jacir.
A noite também foi recheada de sabores. Além da apresentação dos produtos tradicionais da associação, como mel de abelhas (com e sem ferrão), extrato de própolis, sabonetes, cosméticos, velas aromáticas e blocos de favo de mel, o público foi surpreendido com uma seleção de delícias preparadas à base de mel: cachaças e licores, broas com mel e nata, pão de mel, doces de frutas com mel, além da famosa e irresistível combinação de salame, queijo e mel. O queijo, aliás, foi cedido pela parceira da associação, Eliane da Silva, da renomada Queijaria Eliane, que aproveitou a ocasião para compartilhar uma excelente notícia: ela acaba de conquistar dois prêmios no Concurso Queijo Brasil, realizado em Blumenau (SC).
O evento foi também espaço para reconhecimento e valorização. O produtor Cleonir Perin relembrou a trajetória dos presidentes que fizeram história na ADAF e agradeceu ao prefeito Carlinhos Turatto pelo apoio na revitalização da Casa do Apicultor. Já Sandro Paladini, integrante da diretoria, falou sobre a importância do mel para a saúde e sobre o potencial das abelhas sem ferrão, que também compõem a produção local.
Produzindo cerca de 30 toneladas de mel por ano, sendo 20 toneladas apenas da ADAF, Dois Vizinhos se destaca cada vez mais no cenário nacional da apicultura. Para fortalecer ainda mais essa posição, o secretário municipal de Turismo, Flávio Galeazzi, anunciou durante o evento o cadastro da ADAF no Cadastur, sistema oficial do Ministério do Turismo. “Com esse reconhecimento, a associação ganha visibilidade nacional, podendo participar de programas, eventos e acessar linhas de crédito específicas para o turismo rural e o ecoturismo”, destacou.
Fonte: Assessoria