O bispo ordenante foi Dom Edgar Xavier Ertl.
Foto: Assessoria
186
A comunidade da Igreja Matriz da Paróquia Santo Antonio de Pádua, em Dois Vizinhos, no sábado, 12 de julho, às 18h, viveu um momento especial e significativo para a promoção vocacional com a ordenação presbiteral de Silvonei Luiz Roling, do clero diocesano. A celebração foi presidida pelo bispo ordenante Dom Edgar Xavier Ertl, concelebrada por demais presbíteros e diáconos. Silvonei adotou como lema de ordenação “O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas”, Jo 10,112.
Em entrevista à Pascom, RBJ e à Revista Olhar Diocesano, Dom Edgar ressaltou que a belíssima tradição da Igreja Católica Apostólica Romana tem feito uma analogia interessante, assim como o Natal – Nascimento de Jesus – é o sinal da salvação a ordenação de um padre, é um nascimento: “Na Igreja diocesana de Palmas-Francisco Beltrão nasce hoje um sacerdote, isso é coisa de Deus. Assim como o ventre de Maria preparou Jesus para que nascesse como nosso Salvador, assim a Igreja, através dos formadores, preparou esse jovem para que ele nasça hoje como sacerdote, pelo rito da ordenação.”
O segundo sentimento é de gratidão, porque o Silvonei teve a disponibilidade, a coragem e a docilidade de responder ao chamado de Deus, ressalta Dom Edgar: “A vocação não é um voluntariado, ela é teologal, e no chamado de Deus, sentindo-se vocacionado, ele responde”.
Em terceiro lugar a Igreja diocesana se sente honrada pela família Roling e por todas as comunidades que estão felizes com essa ordenação: “É um momento de esperança, de agradecer ao Senhor porque, diante de tantas oportunidades, temos jovens que estão prestando atenção no chamado de Deus, na Palavra, na Igreja sempre em nome de nosso Senhor Jesus”.
Ao final da celebração, o novo Padre Silvonei dirigiu a palavra à comunidade e, dentre suas citações, fez vários agradecimentos: “Expressamos nossos sentimentos de gratidão a Deus que na sua ação de amor mostra o seu contínuo chamado aos trabalhadores para sua messe. Em nossas comunidades, no meio do povo, elege homens frágeis, mas aos mesmos, confiando a sua graça, se tornam pescadores de outros seres humanos”. Compartilhando da alegria da ordenação presbiteral, Silvonei rende graças a Deus, pois sua vocação foi sustentada pelo auxílio divino que, na sua misericórdia, o chamou para tão nobre missão: “Ele me amou por primeiro, tomou a iniciativa e me chamou”.
Ao final da celebração, Dom Edgar Xavier Ertl comunicou ao povo que o padre Silvonei será vigário da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Marmeleiro.
Fonte: Portal RBJ