Geral

Festa Regional das Sementes será na quinta-feira no Parque de Exposições

Evento é promovido pelo Fórum Regional das Organizações e Movimentos Sociais do Campo e da Cidade, em parceria com a Prefeitura Municipal e entidades locais.

Image
  • 15 de Julho de 2025
  • Foto: Portal Educadora

  • 87

Na próxima quinta-feira, 17, o Parque de Exposições de Dois Vizinhos recebe a 20ª edição da Festa Regional das Sementes. O tema do evento será “Semente: embrião da vida, mensagem para o futuro, esperança no enfrentamento à crise climática”. Lucas Daniel Felizardo, diretor da Cooperativa de Leite da Agricultura Familiar de Dois Vizinhos (CLAF) e um dos organizadores do evento, destacou o objetivo do evento. “O objetivo é a troca, a partilha das sementes. Existem várias feiras de semente no Paraná, mas a única festa que tem essa característica de troca é a nossa do Sudoeste. Nessa festa, nada se vende, tudo se partilha. As pessoas trazem o que tem na sua casa, no seu terreno, no seu lote, sementes livres de transgênicos, crioulas, e esse é um momento de partilhar o que se tem e de se buscar o que gostaria de estar produzindo. Como é a vigésima festa vai ter um caráter mais festivo e marca também porque muitos duovizinhenses iniciaram essa festa lá atrás”, explicou em entrevista ao Programa Sete e Meia.

Jonai Girardi Antunes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf), exaltou a importância do evento. “A gente fica muito feliz quando vemos pessoas de vários lugares, inclusive das cidades, dos centros urbanos, com a preocupação e querendo as sementes crioulas. Estamos passando por um momento bem trágico nessa questão do clima não só em Dois Vizinhos, então, o tema da festa se torna ainda mais relevante. Vai ser um dia de caráter festivo por ser a vigésima festa, onde estaremos valorizando vários entes culturais do nosso município. A festa marca 20 anos de uma trajetória de resistência, partilha e cuidado com a vida no campo e na cidade. É um momento de reafirmarmos as sementes tradicionais como patrimônio de um povo”, completou.

A expectativa dos organizadores é reunir entre 900 e 1.000 pessoas, com a participação de caravanas de todos os municípios do Sudoeste Paranaense. Este ano, a festa contará com a presença especial do Instituto de Cultura Popular (Incupo), organização argentina.

Programação

A programação tem início às 8h30, com a chegada das caravanas e café da manhã coletivo. Um dos pontos altos da festa será a tradicional partilha de sementes, mudas, plantas medicinais e outros produtos, símbolo da solidariedade e da preservação do patrimônio genético camponês. Cada caravana é responsável por coletar, embalar e entregar os materiais até as 10h da manhã por meio de um coordenador. Podem ser partilhadas sementes de milho, feijão, arroz, entre outras, preferencialmente em garrafas PET ou pacotes de 500g, além de ramas e estacas (como mandioca e cana), em feixes amarrados, mudas com solo úmido e plantas medicinais, ovos, ramas e outros itens da agricultura familiar. Todos os itens devem conter identificação com nome do agricultor, município, variedade e telefone de contato.

Ao meio-dia, será servido almoço, preparado por entidades do município de Dois Vizinhos com alimentos vindos da agricultura familiar local.

Fonte: Portal Educadora