Geral

Tudo o que você precisa saber sobre o Caminho de Santiago de Dois Vizinhos

Inauguração oficial acontece no dia 25 de julho.

Image
  • 18 de Julho de 2025
  • Foto: Portal Educadora

  • 160

Dois amigos que conheciam o Caminho de Santiago de Compostela, na Europa, sonharam em criar uma caminhada semelhante em Dois Vizinhos. Foi assim que Valdir Pagnoncelli e Elcir Amadei idealizaram o Caminho de Santigo de Dois Vizinhos. “A ideia começou com Valdir Pagnoncelli (em memória), que a gente tinha uma grande amizade. Num momento, ele me chamou e falou ‘você que viaja o mundo, o que podemos fazer por Dois Vizinhos?’. Ele conhecia a cidade, amava a cidade e sabia que precisava desse impulso. O Valdir me deu a responsabilidade de idealizar porque ele só tinha ido para Santiago uma vez, de ônibus, e eu já sabia um pouco mais. Ele conhecia muito bem Dois Vizinhos e assumiu a responsabilidade de fazer acontecer, só que cinco meses depois, ele faleceu. Antes disso, ele me apresentou para a Luciane Reguilin que, junto com o Ronaldo Souza, faziam parte do grupo de caminhada AndeDV”, disse Elcir.

Luciane, que posteriormente foi eleita presidente da Associação Santiago Brasil, ao conhecer a ideia, destacou que aceitou de bate-pronto. “Marcamos uma conversa e o Elcir trouxe essa ideia. A gente não pensou duas vezes”, lembrou. “Em fevereiro de 2022, o Elcir convidou eu e a Luciane para falar sobre o caminho. Com o tempo a ideia foi amadurecendo e vimos que era possível. Existem muitos caminhos criados mundo afora, então por que Dois Vizinhos não pode ter um também? Queremos que o município tenha turismo de caminhada, de peregrinação. Isso também vai fortalecer o comércio, hotelaria, as comunidades rurais. Enfim, toda a economia duovizinhense. O Caminho de Santiago de Dois Vizinhos está focado em três pilares: apolítico, imaterial e sagrado”, explicou Ronaldo Souza.

“O caminho de Santiago não foi desenhado ou criado por mim. Ele tá sendo copiado de um caminho que já existe há muitos anos na Europa. São Francisco de Assis fez essa peregrinação em 1214. O que estamos fazendo aqui é trazer o que já existe e adequando para Dois Vizinhos. Queremos um trajeto florido e frutificado dos dois lados da estrada, por isso, estamos chamando este caminho de mais bonito e mais gostoso do Brasil”, completou Elcir.

 

Comunidades envolvidas

O Caminho de Santiago de Dois Vizinhos possui 35 trechos: O marco zero, de partida e chegada é a Paróquia Santo Antônio de Pádua:

Capela de Santiago – 0,6 km

Igreja Imaculada Conceição – 2,2 km

São Francisco Xavier – 3,6 km

Santo Isidoro – 9,1 km

São Roque – 13,7 km

Quatro Irmãos – 17,7 km

Alto Empossado – 24 km

São Pedro do Sul – 30 km

Santa Lúcia – 34,1 km

Colônia Nova – 45,1 km

São Valentim – 49,8 km

Santa Maria – 53,9 km

Linha Santo Antônio – 62,4 km

Fazenda Mazurana – 70,8 km

São Pedro do Bandeira – 77,1 km

São Francisco do Bandeira – 83,7 km

São Miguel do Canoas – 89,5 km

São José do Canoas – 95 km

Canoas – 99,4 km

Santa Cruz / Toca da Onça – 104,7 km

São Cristóvão – 106,6 km

UTFPR – 108,4 km

Santa Terezinha – 113,7 km

Volta Grande – 118,8 km

São Luiz do Chopim – 124,2 km

Linha Jacutinga – 130 km

Flor da Serra – 136,7 km

Linha Benetti – 140,2 km

São Pedro dos Poloneses – 143,2 km

Linha Conrado – 147,3 km

Nossa Senhora do Amparo – 154,2 km

Linha Marília – 157,1 km

Boa Vista do Chopim – 161,3 km

Linha Tartari – 167 km

 

Homenagens

A Associação Santiago Brasil fez três homenagens para pioneiros nos primeiros trechos que foram inaugurados: a primeira homenagem, com uma placa instalada em Boa Vista do Chopim, foi para o jornalista, empresário e um dos idealizadores do caminho, Valdir Luiz Pagnoncelli. O segundo homenageado, com a placa em São Luiz do Chopim, foi José Maria Galvan, que foi empreendedor no ramo na produção de erva-mate e vassouras e também possuía um moinho. A terceira homenagem, com uma placa na comunidade de São Roque, foi para o pioneiro Aores da Silva, um dos fundadores da Cresol.

 

Capela de Santiago

O marco espiritual do projeto é a construção da Capela de Santiago, cujo padrinho é o empresário Gilson Tedesco que ajudou no projeto e em grande parte da construção. Inicialmente a obra seria edificada na Travessa Maria Piana, atrás do Mercado Amigão, em terreno que pertence ao Governo do Estado. Porém, diante de impasses burocráticos que poderiam atrasar a obra, o prefeito Carlinhos Turatto sugeriu a construção no topo do antigo Zigue-Zague, na Avenida Dedi Barichello Montagner. O local foi totalmente revitalizado, inclusive, removendo o antigo Zigue-Zague para conectar a Avenida Dedi Barichello Montagner com a Rua João Dalpasquele, que era uma reivindicação antiga para desafogar o trânsito central. Como o trecho é muito íngreme, a nova via foi feita de concreto. A prefeitura também investiu em escadas e na arborização próximo a capela.

 

Padre Geovane Júlio

O padre Geovane Júlio foi indicado pelo bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, Dom Edgar Xavier Ertl, como guia espiritual do Caminho de Santiago em Dois Vizinhos. O sacerdote já atuou nas duas paróquias existentes no município e será responsável por cuidar da dimensão religiosa do percurso. Ele nasceu em Nova Esperança do Sudoeste, foi nomeado diácono na Paróquia Santo Antônio de Pádua no início de 2022 e, em agosto do mesmo ano, foi ordenado padre na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, em sua cidade natal. Em 2023, assumiu como vigário na Paróquia Imaculada Conceição em Dois Vizinhos, sendo transferido no ano seguinte para a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Planalto.

 

Parceria com Clube Candeias

O município de Dois Vizinhos firmou parceria com o Clube Candeias, maior clube de férias do mundo, para divulgar suas atrações turísticas a mais de 1 milhão de associados no Brasil. A ação busca consolidar a cidade como destino de turismo religioso e rural, com destaque para o Caminho de Santiago e o trabalho incluiu o cadastramento e treinamento de propriedades rurais e pequenas empresas para oferecer experiências como hospedagem, gastronomia típica e atividades ligadas à natureza e espiritualidade. Já são 48 receptivos turísticos cadastrados e outras 30 propriedades estão em processo de estruturação.

 

Lançamento

Neste dia 25 de julho, dia da inauguração, a programação será a seguinte: às 9 horas começa a recepção dos peregrinos no Centro Comunitário da Paróquia Santo Antonio; às 15 horas, terá o lançamento do livro ‘Ande Comigo’, onde a autora Marli Amadei aborda sua jornada pessoal de fé e introspecção vivenciada no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. O livro oferece um convite à reflexão e ao autoconhecimento, explorando temas como a coragem para o desconhecido e a valorização da simplicidade; às 16 horas, caminhada da Paróquia Santo Antônio até a Capela de Santiago; às 16h30, início do cerimonial de inauguração; às 18 horas, inauguração da Capela de Santiago e celebração com o padre Geovane Júlio; das 19h às 22h, apresentações artísticas e culturais.

Os peregrinos começam a caminhada no sábado, 26 de julho, às 6 horas e a chegada será no outro sábado, 2 de agosto, por volta das 10 horas, quando serão recebidos com missa na Paróquia Santo Antônio celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Edgar.

 

De onde vem os peregrinos?

A primeira caminhada terá a participação de 100 peregrinos, que vem de diversas cidades do Brasil. “Temos seis Evangelistas, eles tem o nome de Evangelista, que vem de Goiás e Brasília (DF); tem outro casal da capital federal; da Bahia; temos uns oito de São Paulo, da capital e interior; de Caxias do Sul, várias cidades gaúchas como Santa Cruz, Santa Maria, Porto Alegre; de Santa Catarina vem gente de Florianópolis, Blumenau, Balneário Camboriú, Concórdia, São Miguel do Oeste; e do Paraná temos uns 15 de Curitiba e mais cidades da nossa região”, explicou Ronaldo Souza.

 

Grupos divididos

Os peregrinos serão divididos em dois grupos de 50 pessoas, que terão acompanhamento dos membros da Associação Santiago Brasil de Dois Vizinhos e carros de apoio que levam água, bolachas, frutas, medicamentos e fazem também, em eventualidades, os primeiros socorros.

Grupo 1: No sábado, dia 26 de julho, a saída será da Matriz Santo Antônio com destino ao Alto Empossado, em um trajeto de aproximadamente 24 quilômetros. No domingo, dia 27, os participantes seguem do Alto Empossado até São Valentim, percorrendo 25,8 quilômetros. Na segunda-feira, 28 de julho, o caminho continua de São Valentim até a comunidade Fazenda Mazurana, com um percurso de 21 quilômetros. Na terça-feira, dia 29, a caminhada segue da Fazenda Mazurana até São Miguel do Canoas, em um trajeto de 18,7 quilômetros. Na quarta-feira, 30 de julho, o deslocamento será de São Miguel do Canoas até Santa Terezinha, totalizando 24,2 quilômetros. Na quinta-feira, 31 de julho, os peregrinos caminham de Santa Terezinha até São Pedro dos Poloneses, com a maior distância do percurso: 29,7 quilômetros. Na sexta-feira, 1º de agosto, a rota vai de São Pedro dos Poloneses até Linha Tartari, em um trecho de 23,6 quilômetros. Por fim, no sábado, 2 de agosto, a caminhada se encerra com o trajeto de Linha Tartari de volta à Matriz Santo Antônio, completando os últimos 4,4 quilômetros do percurso.

Grupo 2: No sábado, 26 de julho, a saída será da Matriz Santo Antônio com destino à comunidade de Quatro Irmãos, em um percurso de 17,7 quilômetros. No domingo, 27 de julho, os caminhantes partem de Quatro Irmãos e seguem até Colônia Nova, totalizando 27,4 quilômetros. Na segunda-feira, 28 de julho, o trajeto vai de Colônia Nova até a comunidade Linha Santo Antônio, com uma distância de 17,3 quilômetros. Na terça-feira, 29 de julho, a caminhada continua de Linha Santo Antônio até São Francisco do Bandeira, em um percurso de 21,3 quilômetros. Na quarta-feira, 30 de julho, a rota segue de São Francisco do Bandeira até o campus da UTFPR, com um deslocamento de 24,7 quilômetros. Na quinta-feira, 31 de julho, os participantes caminham da UTFPR até a comunidade Flor da Serra, percorrendo 28,3 quilômetros. Na sexta-feira, 1º de agosto, o trajeto será de Flor da Serra até Boa Vista do Chopim, com uma distância de 24,6 quilômetros. Por fim, no sábado, 2 de agosto, o grupo retorna de Boa Vista do Chopim para a Matriz Santo Antônio, encerrando o percurso com mais 10,1 quilômetros.

 

Caminho autossuficiente

“A partir da inauguração, a ideia é que as pessoas consigam fazer o caminho em qualquer momento. Já temos até peregrinos agendados e, isso, indiretamente, envolve a associação. As inscrições passam a ser com o Douglas (Zitkievicz). A empresa dele é concessionária do Candeias e as pessoas vão se inscrever a partir do contato com ele, a pessoa vai falar, por exemplo, que quer fazer o caminho em 10 dias, caminhar cerca de 15/20 km por dia e o Douglas vai reservar os receptivos, contratar essas pessoas. As pessoas decidem como querem fazer, se quiser percorrer o trajeto em oito dias, ok. Quero fazer em seis dias, ok. A sugestão, para não ser cansativo, são os 8 dias para ficar na média de 20/25 km por dia”, explicou Ronaldo Souza.

 

Quer participar?

Os interessados em fazerem o Caminho de Santiago de Dois Vizinhos ou quem quiser mais informações, pode seguir o Instagram ou acessar o site (clique aqui) onde você pode conhecer o mapa do caminho. Informações também podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (46) 99119-0434.