Veículos estão no Parque de Exposições até o próximo sábado, 26, com visitantes de todo o Sul do Brasil.
Foto: Portal Educadora
485
Desde sexta-feira, 18 de julho, Dois Vizinhos está recebendo visitantes de toda a região Sul do Brasil no 1º Encontro de Motorhomes & Trailers Caminho de Santiago. Os veículos estão no Parque de Exposições e uma série de eventos foi programada durante a semana como city e country tour, jantares e bailes para apresentar o município aos visitantes. Os participantes do encontro também puderam conhecer o projeto do Caminho de Santiago. A expectativa é tornar o evento tradicional, sempre acontecendo neste período do mês de julho. “O primeiro encontro sempre tem algumas dificuldades, mas o povo aqui está muito empenhado para nos atender muito bem, a programação está sendo excelente, muita organização. Fizemos um tour, a cidade é bonita, visitamos o moinho, o Caminho de Santiago, então, muito bacana, muito bonito. A gente que viaja muito pelo Brasil, conhece muitos lugares e aqui está de parabéns. Aqui já ficou aberto, é o primeiro ponto de apoio de Dois Vizinhos e a gente que é motorhomeiro gosta de incentivar os lugares novos, incentivar o povo a manter esses espaços”, disse Antônio Ribeiro Filho, de São Lourenço do Oeste (SC), que já viajou, com a esposa Sônia, todo o Brasil na sua casa sobre rodas.
Geraldo e Fátima Fávero são de Dois Vizinhos, tem seu motorhome e não costumavam participar de encontros, mas gostaram da novidade. “Eu, mesmo com todos esses anos de motorhome (ele tem veículos/casa desde 2008) nunca tinha ido em encontro e está sendo muito bacana”, resumiu Geraldo. “Para nós é uma experiência muito produtiva, amamos e vamos continuar indo nos encontros”, completou Fátima.
Cláudio Schleicher, de Missal, coordena o Grupo Estradeiro do Paraná que conta com 1.114 sócios – é o maior e mais antigo do Brasil. Ele elogiou o evento e a estrutura. “Fiquei impressionado com o local, muito bonito. Já estamos conversando para ver algumas coisas para incrementar, melhorar, temos o Caminho de Santiago aqui e é muito legal, muito bom. Se continuarmos com esse evento, com certeza, ano que vem vamos encher esse parque”, disse.
Motorhome é um estilo de vida...
Antônio e a esposa Sônia ficam três meses em São Lourenço do Oeste (SC) e nove meses viajando. “Na vida, a gente tem objetivos. Até 20 anos, 40 anos e eu tinha na mente que quando eu me aposentasse ia comprar um motorhome para viver na estrada. Me aposentei, não tinha dinheiro para comprar, vendi minha casa, peguei uma de menor valor, comprei o motorhome e já estamos há seis anos na estrada. Ficamos três meses em casa e nove meses fora. Já fizemos duas vezes o Brasil inteiro pelo litoral, estamos contentes e programando a próxima viagem. Estamos em casa há dois meses, já estava agoniado, mas está muito frio, mas agora em setembro vamos fazer uma viagem para conhecer bem o Rio Grande do Sul e em janeiro já vamos para o Nordeste”, disse Antônio. E é muito caro? “Não, pelo contrário. Tu gasta mais se ficar andando muito, com combustível. Alimentação tu gasta a mesma coisa que gasta em casa, mas se diverte e vai passear”, resumiu o aposentado.
Geraldo e Fátima Fávero começaram para acompanhar o filho que corria de motocross. Agora, o motorhome é para curtir a vida. “Essa van tinha 16 lugares, tiramos os bancos e começamos. Compramos geladeira, banheiro, tem chuveiro, cama, tem tudo. Já fomos para o Nordeste, Rio Grande do Sul e outros lugares. Nossa intenção seria viajar mais, mas sempre deixamos alguma coisa atrás. Os netos estão pequenos, alguma coisa, nos envolvemos. Quando podemos viajar, nós vamos, sem destino, sem dia para voltar”, explicou Geraldo. “Me adaptei fácil a rotina, desde 2008 estamos com o ônibus, tinha os filhos juntos, também viajávamos de caminhão. Agora, fizemos o motorhome para nós e é mais viável porque ele é menor, você entra nos centros das cidades, fomos a Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PA), entre outros. É um estilo de vida acessível, não tem muita coisa de sair fora da rotina da gente. Claro que tem o combustível, mas se você for viajar de avião, tem que pagar hotel, então, fica a mesma coisa”, completa.
Cláudio Schleicher já está com motorhome há 21 anos. “Eu tinha um sonho desde mais novo que sempre falei que ia comprar um motorhome. Com 45 anos, consegui comprar, então, são 21 anos levando esse estilo de vida. Comecei com um carro menor, mais velho, agora cheguei nesse. É bom demais. Essa vida é muito boa. Quando eu iria vir aqui se não fosse por causa do motorhome? Assim a gente conhece cidades e faz amigos. Ninguém quer saber teu carro, o que tu fez ou faz, todo mundo vira amigo e tem uma amizade sincera, não tem amizade por interesse, o gostoso é isso”, explicou.
Preocupação Zero
O lema de vida de Cláudio é simples: Preocupação Zero. “É uma frase curta, mas fala muito. Essa frase me diverte. Foi por causa de um amigo meu que viajou comigo pela primeira vez e, quando sentou no sofá, falou: a partir de agora, é preocupação zero. Aquilo foi, foi, foi e pensei em colocar essa fase no meu carro e faz 15 anos que coloco ela no para-brisa. Eu ando na estrada, o povo olha, dá risada, muitas pessoas vêm pedir da frase, ela é pequena, mas fala muito, já virou uma marca e até um apelido”, conclui.
Acompanhe a matéria em vídeo clicando aqui.
Fonte: Portal Educadora