Eles estão sendo recebidos no Centro Comunitário da Paróquia Santo Antônio.
Foto: Arquivo/Assessoria
64
A peregrinação inaugural do Caminho de Santiago de Dois Vizinhos começa neste sábado, 26 de julho, às 6h, na Paróquia Santo Antônio de Pádua. A caminhada terá duração de uma semana. Nesta sexta-feira, 25, os 100 peregrinos de todo o Brasil, que vão percorrer o trajeto de 170 quilômetros, estão sendo recepcionados no Centro Comunitário da Paróquia Santo Antônio de Pádua, onde recebem seus kits e podem descansar. “Temos seis Evangelistas, eles têm o nome de Evangelista, que vem de Goiás e Brasília (DF); tem outro casal da capital federal; da Bahia; temos uns oito de São Paulo, da capital e interior; de Caxias do Sul, várias cidades gaúchas como Santa Cruz, Santa Maria, Porto Alegre; de Santa Catarina vem gente de Florianópolis, Blumenau, Balneário Camboriú, Concórdia, São Miguel do Oeste; e do Paraná temos uns 15 de Curitiba e mais cidades da nossa região”, explicou Ronaldo Souza, um dos organizadores da peregrinação.
O Caminho de Santiago de Dois Vizinhos possui 35 trechos e 170 quilômetros: o marco zero, de partida e chegada é a Paróquia Santo Antônio de Pádua. Os 100 peregrinos foram divididos em dois grupos que farão os seguintes trajetos:
Grupo 1: No sábado, dia 26 de julho, a saída será da Matriz Santo Antônio com destino ao Alto Empossado, em um trajeto de aproximadamente 24 quilômetros. No domingo, dia 27, os participantes seguem do Alto Empossado até São Valentim, percorrendo 25,8 quilômetros. Na segunda-feira, 28 de julho, o caminho continua de São Valentim até a comunidade Fazenda Mazurana, com um percurso de 21 quilômetros. Na terça-feira, dia 29, a caminhada segue da Fazenda Mazurana até São Miguel do Canoas, em um trajeto de 18,7 quilômetros. Na quarta-feira, 30 de julho, o deslocamento será de São Miguel do Canoas até Santa Terezinha, totalizando 24,2 quilômetros. Na quinta-feira, 31 de julho, os peregrinos caminham de Santa Terezinha até São Pedro dos Poloneses, com a maior distância do percurso: 29,7 quilômetros. Na sexta-feira, 1º de agosto, a rota vai de São Pedro dos Poloneses até Linha Tartari, em um trecho de 23,6 quilômetros. Por fim, no sábado, 2 de agosto, a caminhada se encerra com o trajeto de Linha Tartari de volta à Matriz Santo Antônio, completando os últimos 4,4 quilômetros do percurso.
Grupo 2: No sábado, 26 de julho, a saída será da Matriz Santo Antônio com destino à comunidade de Quatro Irmãos, em um percurso de 17,7 quilômetros. No domingo, 27 de julho, os caminhantes partem de Quatro Irmãos e seguem até Colônia Nova, totalizando 27,4 quilômetros. Na segunda-feira, 28 de julho, o trajeto vai de Colônia Nova até a comunidade Linha Santo Antônio, com uma distância de 17,3 quilômetros. Na terça-feira, 29 de julho, a caminhada continua de Linha Santo Antônio até São Francisco do Bandeira, em um percurso de 21,3 quilômetros. Na quarta-feira, 30 de julho, a rota segue de São Francisco do Bandeira até o campus da UTFPR, com um deslocamento de 24,7 quilômetros. Na quinta-feira, 31 de julho, os participantes caminham da UTFPR até a comunidade Flor da Serra, percorrendo 28,3 quilômetros. Na sexta-feira, 1º de agosto, o trajeto será de Flor da Serra até Boa Vista do Chopim, com uma distância de 24,6 quilômetros. Por fim, no sábado, 2 de agosto, o grupo retorna de Boa Vista do Chopim para a Matriz Santo Antônio, encerrando o percurso com mais 10,1 quilômetros.
Fonte: Portal Educadora