• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

BAILÃO EDUCADORA

com

Geral

Começou a peregrinação no Caminho de Santiago em Dois Vizinhos

Grupo de 100 peregrinos saiu da Paróquia Santo Antônio, recebeu a benção na Capela de Santiago e seguiu para o interior do município.

Image
  • 26 de Julho de 2025
  • Foto: Portal Educadora

  • 167

Na manhã deste sábado, 26, iniciou a primeira peregrinação do Caminho de Santiago de Dois Vizinhos. Os 100 caminhantes se reuniram em frente à Paróquia Santo Antônio de Pádua às 6h, receberam instruções, fizeram uma prece e partiram para os 171 quilômetros que serão cumpridos até o dia 2 de agosto. Logo em seguida, na Capela de Santiago, o Padre Dilonei Pedro Müller fez a benção de envio. O grupo segue junto somente até o almoço deste sábado. Em seguida, os peregrinos serão divididos em dois grupos de 50 pessoas que voltam a se reunir somente no último trecho.

Elcir Amadei, idealizador do caminho, expressou sua felicidade pelo início da peregrinação. “A única palavra que consigo expressar nesse momento é alegria. Tudo deu certo conforme programado em 2022. Hoje é um início que nunca vai ter fim, o caminho nunca termina. E a missão de cada um de nós, agora, é propagar essa notícia, incentivar um dia a mais, um passo à frente e gente nova vindo para Dois Vizinhos. A grandiosidade não vem do idealizador, da diretoria, mas de cada cidadão de convidar as pessoas, de estar junto com o caminho. A partir de hoje, vamos construir um grande e longevo caminho, conquistando todo o mundo. Não foi fácil, foram 1291 dias de muito trabalho, de sono perdido, mas estamos muito felizes por estar iniciando essa peregrinação agora”, disse.

Ronaldo Souza que também participou da idealização do projeto celebrou o início da caminhada. “É um momento de muita expectativa. A gente que está organizando trabalha para que tudo aconteça da melhor forma possível. Sabemos que peregrinos são pessoas que não reclamam, agradecem, mesmo que não sejam atendidas as expectativas deles, mas vamos fazer o melhor possível para que esse pessoal que está aqui saia satisfeito. Eles são nossos embaixadores, vão levar nosso caminho para outras pessoas, no ‘boca a boca’, e espero que seja uma grande apresentação para todo esse pessoal. Eu fui peregrino e sei que os caminhos onde as pessoas são bem acolhidas, elas voltam e indicam para outras pessoas. Não precisamos de luxo, é simplicidade, mas é um sorriso, um tchau, já faz toda a diferença”.

Idalino Candiotto, diretor da Associação Santiago Brasil, falou sobre o início da peregrinação. “Foi muito trabalho, dor de cabeça, perdemos noites de sono, mas valeu a pena, a inauguração foi linda, a caminhada inicia com o tempo nos ajudando, mas claro, o peregrino não se importa com isso, vai com sol ou com chuva e é gratificante ver que o esforço foi válido e graças a Santiago, a muitas pessoas que nos ajudaram”, conclui.

Os trajetos dos grupos serão os seguintes:

Grupo 1: No sábado, dia 26 de julho, a saída será da Matriz Santo Antônio com destino ao Alto Empossado, em um trajeto de aproximadamente 24 quilômetros. No domingo, dia 27, os participantes seguem do Alto Empossado até São Valentim, percorrendo 25,8 quilômetros. Na segunda-feira, 28 de julho, o caminho continua de São Valentim até a comunidade Fazenda Mazurana, com um percurso de 21 quilômetros. Na terça-feira, dia 29, a caminhada segue da Fazenda Mazurana até São Miguel do Canoas, em um trajeto de 18,7 quilômetros. Na quarta-feira, 30 de julho, o deslocamento será de São Miguel do Canoas até Santa Terezinha, totalizando 24,2 quilômetros. Na quinta-feira, 31 de julho, os peregrinos caminham de Santa Terezinha até São Pedro dos Poloneses, com a maior distância do percurso: 29,7 quilômetros. Na sexta-feira, 1º de agosto, a rota vai de São Pedro dos Poloneses até Linha Tartari, em um trecho de 23,6 quilômetros. Por fim, no sábado, 2 de agosto, a caminhada se encerra com o trajeto de Linha Tartari de volta à Matriz Santo Antônio, completando os últimos 4,4 quilômetros do percurso.

Grupo 2: No sábado, 26 de julho, a saída será da Matriz Santo Antônio com destino à comunidade de Quatro Irmãos, em um percurso de 17,7 quilômetros. No domingo, 27 de julho, os caminhantes partem de Quatro Irmãos e seguem até Colônia Nova, totalizando 27,4 quilômetros. Na segunda-feira, 28 de julho, o trajeto vai de Colônia Nova até a comunidade Linha Santo Antônio, com uma distância de 17,3 quilômetros. Na terça-feira, 29 de julho, a caminhada continua de Linha Santo Antônio até São Francisco do Bandeira, em um percurso de 21,3 quilômetros. Na quarta-feira, 30 de julho, a rota segue de São Francisco do Bandeira até o campus da UTFPR, com um deslocamento de 24,7 quilômetros. Na quinta-feira, 31 de julho, os participantes caminham da UTFPR até a comunidade Flor da Serra, percorrendo 28,3 quilômetros. Na sexta-feira, 1º de agosto, o trajeto será de Flor da Serra até Boa Vista do Chopim, com uma distância de 24,6 quilômetros. Por fim, no sábado, 2 de agosto, o grupo retorna de Boa Vista do Chopim para a Matriz Santo Antônio, encerrando o percurso com mais 10,1 quilômetros.

Fonte: Portal Educadora