Foram oitos dias de caminhada finalizando os 171 quilômetros pela cidade e interior.
Foto: Portal Educadora
56
Na manhã deste sábado, 2, peregrinos de todo o Brasil concluíram a peregrinação inaugural do Caminho de Santiago de Dois Vizinhos. Durante oito dias, 96 caminhantes percorreram 171 quilômetros na cidade e no interior. Nas ruas da cidade, muita gente se organizou para acompanhar a chegada: em alguns pontos, pessoas se reuniram e prestaram homenagens, outros entregaram água ou alimentos e teve também quem optou por entoar canções religiosas para os visitantes. O grupo foi recebido na Paróquia Santo Antônio de Pádua pelo bispo diocesano Dom Edgar Xavier Ertl que celebrou a missa.
Mesmo depois de tantos quilômetros, os caminhantes demonstravam muita energia. “Dá de almoçar, descansar e começar outra”, destacou Lauri Siega, de Dois Vizinhos, ao concluir o trajeto. Clênio, de Curitiba, elogiou o caminho. “Foi a primeira vez aqui e foi sensacional. O acolhimento do povo foi fantástico, tivemos ‘perrengues’, mas eu voltaria a fazer o trajeto”, disse. Regina, de Brasília (DF), estava emocionada. “Foi muita emoção do início ao fim. Não conhecíamos o Paraná e foi um desfio grande porque moramos no Planalto Central, lá não tem serra, então foi puxado, mas vale a pena, paisagens maravilhosas, povo acolhedor, sensação ímpar, não temos palavras para expressar”, disse.
O duovizinhense Beto Pin também percorreu o trajeto. Ele lançou uma música que homenageia o caminho e que foi entoada pelos peregrinos durante todo o trajeto. “Foi uma maravilha. Achei que não estava preparado, mas na verdade eu estava. O espirito da música me conduziu. Não foi fácil, senti muita dor nas pernas, mas a força de vontade e o desejo de chegar foi maior”, relata.
Luciane Reguilin, presidente da Associação Santiago Brasil, que organizou a peregrinação, estava emocionada. “Eu não acredito ainda que conseguimos. Graças a Deus. A gente queria que desse tudo certo e deu”, disse. Elcir Amadei, um dos idealizadores do caminho, também comemorou. “Finalizamos com chave de ouro, graças a Deus, como estávamos imaginando”, conclui. O grupo ainda tem o almoço em conjunto no Centro Comunitário da Paróquia Imaculada Conceição onde também acontece a entrega dos certificados.
Fonte: Portal Educadora