• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

A VOZ DO BRASIL

com

Geral

48 anos: Por cinco minutos, Rádio Educadora quase perdeu concessão

Nesta terça-feira, Rádio Educadora completa 48 anos no ar.

Image
  • 05 de Agosto de 2025
  • Foto: Portal Educadora/ arquivo

  • 843

A Rádio Educadora de Dois Vizinhos completa nesta terça-feira, 5 de agosto de 2025, 48 anos no ar. Uma emissora que registrou a história da nossa comunidade e continua a lembra-la, mas que segue contando os fatos para a eternidade, agora além das ondas do rádio 107,3 FM, também pelas redes sociais e pelo Portal Educadora. Mas por apenas cinco minutos, uma das primeiras emissoras de rádio do Sudoeste e que está perto de completar meio século, quase não saiu do papel.

A concessão

Em 29 de setembro de 1975, saiu a concessão para uma emissora de rádio em Dois Vizinhos. Neste mesmo dia, pegou fogo o Comércio Pagnoncelli, que era a principal fonte de renda da família, e funcionava onde hoje é a Faraó. Isso fez com que os sócios deixassem de lado o projeto do novo empreendimento e quase perdessem a concessão, no entanto, faltando apenas quinze dias para expirar o prazo para a entrega do projeto técnico ao Departamento Nacional de Telecomunicações – Dentel (à época, o órgão responsável por fiscalizar o funcionamento das emissoras de rádio), Valdir Luiz Pagnoncelli foi convidado para assumir o desafio de montar e operacionalizar a Rádio Educadora AM de Dois Vizinhos.

Por cinco minutos...

”Em apenas um dia, eu fui para Curitiba duas vezes. Fui muito ajudado pelo Coronel Valdemar Osvaldo Bianco, do Dentel, que era uma pessoa rígida, mas nos cuidou muito bem neste sentido. No dia de entregar o projeto, ele ia fechar o Dentel às 18 horas e eu cheguei cinco minutos antes. Ele analisou os documentos, eu voltei em Curitiba no dia 25 de julho de 1977 quando entrou no ar em caráter experimental e no dia 5 de agosto ele falou que podíamos funcionar a emissora que estava tudo certo. Então foi muita sorte, muito empenho do Padre Florêncio Cobalt, do Padre Natalício José Weschenfelder, do seu Ervelino Coletti, dos meus irmãos do comércio Pagnoncelli que no começo bancou quase tudo, dos outros fundadores Amado Campagnoni, Magiorino Natal Galeazzi, Ivanor Baldissera, Hilário Martim Dalpasquale, que eram pessoas que pensavam comunitariamente”, relembrou Valdir Pagnoncelli.

Assim, a Rádio Educadora entrou no ar às 14 horas do dia 25 de julho de 1977 em caráter experimental e no dia 5 de agosto do mesmo ano em caráter definitivo.  “Daí começamos com 250 watts, passou para 1 mil watts e depois 5 mil watts. Mais tarde, o Rogério Scalabrin e encheu a rádio de computadores, que a gente nem sabia usar na época. Fomos nos modernizando! Na sequência, em 28 de novembro de 1991 veio a Vizinhança FM. Temos o compromisso de ser o guardião da nossa comunidade de Dois Vizinhos”, enfatizou Valdir.

Migração

Em 25 de junho de 2018 a família Pagnoncelli se torna única proprietária da empresa e, em novembro de 2023, a emissora recebeu a autorização para deixar o AM e migrar para o FM, na frequência 107.3, com 1.000 watts de potência.

Em 21 de dezembro de 2023, uma quinta-feira, às 9 horas, a Rádio Educadora de Dois Vizinhos deixou de transmitir em Amplitude Modulada (AM). O transmissor foi desligado pelos diretores Giovani Giocondo Pagnoncelli e Renata Pagnoncelli Deconto. A antiga torre ficava localizada na Rua Léo Tedesco, Bairro das Torres.

Hoje, a torre das rádios Educadora e Vizinhança FM é a mesma, localizada no Bairro Jardim da Colina. Uma estrutura autoportante de 60 metros de altura que sustenta as antenas de transmissão.

Multiplataformas

A Rádio Educadora está alinhada as redes sociais, com lives diárias no canal do Youtube e na página do Facebook, além do Instagram. A credibilidade do rádio também tornou o Portal Educadora referência em notícias de Dois Vizinhos e um dos sites mais acessados da região.

Fonte: Portal Educadora