Município é destaque em todos os indicadores dentro do Sudoeste do Paraná.
Foto: Portal Educadora
219
Dois Vizinhos segue vivendo um grande momento na geração de empregos formais. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho, o município é quem mais abriu vagas com carteira assinada em junho (180), nos primeiros seis meses do ano (1.130) e nos últimos 12 meses (1.464) entre os 42 municípios da região Sudoeste. “Esses resultados não nos espantam, pois Dois Vizinhos vem se destacando como uma das melhores cidades no Sudoeste do Paraná. Estamos crescendo e nos desenvolvendo e isso é um somatório de fatores. Nossas políticas públicas estão mostrando resultado, seja na educação, onde temos excelentes números, seja na saúde, onde somos referência regional e também na geração de emprego e renda. O prefeito Carlinhos Turatto e o vice-prefeito Nery Maria são enfáticos e dão muita importância no incentivo ao empreendedorismo e contamos também com a boa contrapartida dos nossos empresários que são arrojados e corajosos, independentes do nosso cenário político-econômico do nosso país”, avaliou Irival ‘Kike’ Di Domênico, secretário de desenvolvimento econômico.
Ele destacou que o objetivo é melhorar ainda mais os índices. “O trabalho não para. Estamos articulando, junto ao sistema FIEP, novos cursos profissionalizantes que sejam certeiros nos gargalos que temos atualmente para preparar ainda mais a nossa mão de obra. Também estamos trabalhando com vários incentivos aos nossos empresários e, muito em breve, devemos entregar as 16 incubadoras para fortalecer ainda mais o crescimento das nossas empresas. Outra novidade para os próximos meses é o novo loteamento industrial que será entregue aos nossos empresários, pois aqui, tanto o empregado quanto o empregador, tem recebido incentivos e assim fazemos Dois Vizinhos se destacar regionalmente. Esses números são positivos, mas vamos crescer muito mais”, completa.
Números
No mês de junho, entre os 42 municípios da região, Dois Vizinhos foi destaque com 180 novos empregos formais (foram 854 admissões e 674 demissões), seguido por Capanema com 131 vagas criadas e Santo Antônio do Sudoeste com 101 novos empregos. Entre os maiores municípios da região, Pato Branco teve 4 novas vagas criadas, Beltrão -151 e Palmas -278.
No primeiro semestre, o saldo entre admissões e demissões em Dois Vizinhos é de 1.130 (foram 5.882 contratados e 4.752 demitidos). Pato Branco, com 1.004 novas vagas, é o segundo maior gerador de empregos da região no ano e Capanema o terceiro com 643. Francisco Beltrão abriu 507 novas vagas e Santo Antônio do Sudoeste 458. O saldo de Dois Vizinhos, inclusive, é o 14º melhor entre os 399 municípios do Paraná.
Já num cenário de 12 meses (entre julho de 2024 e junho de 2025), também destaque para Dois Vizinhos que teve 1.464 empregos criados – saldo entre 10.508 contratações e 9.044 demissões. Pato Branco com 770 e Capanema com 626 novas vagas se destacam neste recorte.
Fonte: Portal Educadora