Reni Kovalski e Sandra Turmina tiveram os diplomas cassados em julgamento recente no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.
Foto: Arquivo Pessoal/Assessoria
939
O presidente da câmara de Cruzeiro do Iguaçu, Juliano Morelli (União), vai assumir como prefeito no final da tarde desta quinta-feira, 7 de agosto, em sessão extraordinária da câmara de vereadores. Isso se dá porque o prefeito Reni Kovalski e a vice Sandra Turmina foram condenados, no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por seis votos favoráveis e um contrário, por capitação ilícita de sufrágio (também conhecida como compra de votos) na eleição municipal em Cruzeiro do Iguaçu. O julgamento do processo 0600717-16.2024.6.16.0115 aconteceu no último dia 30 de julho, em Curitiba.
O juiz eleitoral Lincoln Rafael Horário, da 115ª Zona Eleitoral, emitiu documento, na tarde de quarta-feira, 6, pedindo o cumprimento do acórdão 67861 do TRE-PR, ou seja, a cassação dos diplomas e a imposição de multa de R$ 5.320,50 para Reni e para Sandra. O advogado Paulo Pin, procurador da câmara de Cruzeiro do Iguaçu, falou sobre o processo. “Elaboramos o procedimento legal e empossamos o presidente da câmara, Juliano Morelli, como prefeito interino até a designação da nova eleição. Quem assume o legislativo é o vice-presidente Reni Francischini (PSD) e o primeiro suplente, Claudir Grassi (União) será empossado como vereador”, explicou Paulo.
Novo prefeito
Juliano Morelli é agricultor, tem 36 anos, é casado e possui e ensino superior completo. Ele foi candidato a vereador pela primeira vez em 2024, conseguindo a eleição com 143 votos.
Reni e Sandra se despediram..
Em vídeo publicado nas redes sociais, a ex-vice-prefeita Sandra Túrmina agradeceu a confiança dos seus eleitores. “Querida população cruzeirense. Estamos vivendo um momento muito difícil, turbulento dentro da administração municipal e não precisaríamos estar passando por isso porque não fizemos nada de errado. Pelo contrário, sempre procuramos honrar a confiança que a maioria da população depositou na administração de Reni e Sandra”, disse.
Reni destacou que sai de cabeça erguida. “A gente só quer agradecer a todos que colaboraram conosco, com a nossa gestão, a população por confiar no nosso trabalho e por termos feito esse trabalho durante esses meses. Infelizmente, por causa das questões da justiça, que fomos intimados, estamos deixando o cargo à disposição. Saímos de cabeça erguida, cumprimos nosso compromisso de cidadão, de prefeito, de cruzeirense, na condução dos trabalhos da nossa prefeitura”, destacou. No vídeo, eles não informaram se entrarão com recurso para se manter no cargo, entretanto, em momento anterior, o ex-prefeito citou que recorreria ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília (DF).
Fonte: Portal Educadora - atualizado às 13h38