Projeto conecta geografia e sonoridades latino-americanas.
Foto: Assessoria
161
Diretamente de Ponta Grossa (PR), a banda Tiriva Instrumental desembarca em Dois Vizinhos nesta sexta-feira, 8, para apresentar o show ‘Latitudes Latinas’. A apresentação será às 19h30, no Centro Cultural Arte e Vida, com entrada gratuita e aberta à comunidade. O espetáculo musical faz uma viagem pelos ritmos da América Latina, misturando sonoridades tradicionais e contemporâneas em gêneros como forró, rumba, salsa, guitarrada paraense, lambada, afro-samba e frevo na viola. O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, e tem o apoio da Copel, com produção da Estratégia Projetos Criativos e Inspire Projetos Criativos e parceria do Departamento de Cultura de Dois Vizinhos.
O repertório traz músicas do álbum Ovo (2020) e singles lançados posteriormente, “Esse projeto faz um passeio musical por diferentes latitudes da América Latina. De norte a sul, acessando as diferentes manifestações culturais, sotaques, ritmos e gêneros musicais”, conta o músico e diretor geral do show, Fernando Bertani.
Tiriva Instrumental
Com oito anos de formação, a Tiriva Instrumental desenvolve um trabalho autoral inspirado em artistas como Hermeto Pascoal, Manoel Cordeiro, Heraldo do Monte e Dominguinhos. A proposta do grupo é explorar as conexões entre diferentes manifestações musicais da América Latina, valorizando a riqueza ancestral de matrizes africanas e ameríndias. Ao longo da carreira, a banda consolidou um repertório que combina experimentação, virtuosismo e diálogo com a tradição, se firmando como uma das principais representantes da música instrumental contemporânea no Paraná. O grupo é composto por Aline Garabeli (teclado), Felipe Ferreira (bateria), Felipe Oliveira (baixo), Fernando Bertani (viola caipira e guitarra) e Nicolas Salazar (sax e flauta transversal). Mais informações sobre a banda Tiriva Instrumental estão disponíveis no Instagram e no Spotify.
Conexão Geografia & Música
Além da apresentação, o projeto também irá ofertar uma palestra para adolescentes e jovens. Ministrada por Fernando Bertani, que é doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, a atividade utiliza-se da oralidade e de um mapa interativo para discorrer sobre a América Latina a partir da música, mostrando como os territórios influenciam nas manifestações culturais dos povos, com os diversos ritmos musicais presentes em nosso continente. “Estou animado em apresentar aquilo que, para mim, não está separado: a música e a geografia. A música é um resultado de um grupo, situado historicamente em uma região e cultura específicas,” afirma Fernando.
O projeto Latitudes Latinas tem a parceria da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Fecomércio - Sesc Paraná, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Telêmaco Borba e Departamento de Cultura de Dois Vizinhos. A produção é de Eduardo Godoy (Estratégia Projetos Criativos) e coordenação de Rafaela Prestes (Inspire Projetos Criativos).
Fonte: Assessoria