Geral

Projeto transforma cabelos doados em perucas para mulheres em tratamento contra o câncer

‘Compartilhando Melenas’ foi pensado por Elaine Nesello que é a 1ª prenda veterana do CTG Saudades do Pago e da 9ª Região Tradicionalista.

Image
  • 13 de Agosto de 2025
  • Foto: Portal Educadora

  • 105

Até outubro, o projeto ‘Compartilhando Melenas’ do CTG Saudades do Pago está motivando a doação de mechas de 15 centímetros de cabelo para confecção de perucas para mulheres acometidas pelo câncer. A ação foi pensada e é organizada por Elaine Nesello, que é a 1ª prenda veterana do CTG Saudades do Pago e da 9ª Região Tradicionalista. “Esse projeto surgiu da observação do cabelo das prendas, que são muito bonitos, bem cuidados e, na maioria dos casos, longos. O Hospital do Câncer de Cascavel mantém um projeto de confecção de perucas, eu já doei em outras ocasiões e, quem quiser doar, pode me procurar no CTG em todos os jantares de segundas-feiras. As únicas exigências são que a mecha precisa ter 15 centímetros e o cabelo precisa estar limpo. Ele pode, inclusive, ter tintura. A gente vai levar para Cascavel em outubro, dentro do Outubro Rosa. Vale lembrar que o cabelo que não tem nada de química é bom para fazer perucas de crianças. Os salões sabem, já cortam o ‘rabinho’ e deixam pronto para doar”, disse Elaine Nesello em entrevista ao Educadora News.

Ela está visitando CTGs em toda a região para apresentar o projeto. “O compromisso como prenda é visitar os centros tradicionalistas e eu levo esse e outros projetos. Já visitei as escolas municipais de Dois Vizinhos e estamos buscando divulgar a cultura gaúcha e semear novas sementes tradicionalistas. Eu comecei a ação esse ano, logo depois do concurso de prenda quando conversava com uma colega e comentávamos sobre a vontade de fazer algo voltado para as pessoas com câncer. Foi rápido, a ideia veio e está dando muito certo”, celebrou.

Momento difícil

Elaine destacou que as perucas devolvem a autoestima para mulheres em tratamento contra o câncer. “Quando uma mulher passa por um tratamento de câncer é muito difícil e quando ela perde o cabelo o processo se torna ainda mais desafiador. Se pudermos contribuir com o nosso cabelo para que a beleza não seja atingida é muito valido. Cabelo cresce, somos saudáveis, não tem porque a gente não ajudar. Essa causa eu gosto muito e agora abrimos as oportunidades para quem sentir no coração e quiser contribuir”, conclui. Quem quiser mais informações pode entrar em contato pelo Istagram do CTG (@CTG_saudadesdopago) ou da Elaine (@euelainenesello).

Fonte: Portal Educadora