Ela teve uma vida dedicada à família, à educação e à comunidade
Foto: Arquivo Familiar
524
Faleceu na madrugada desta quinta-feira, 14 de agosto, a pioneira Inês Soletti Basso. Ela sofreu uma falência múltipla de órgãos. Nascida em 10 de fevereiro de 1945, na cidade de Marcelino Ramos (RS), Inês era filha de Ricieri Soletti e Tereza Schio Soletti. Primeira de oito irmãos, cresceu em uma comunidade rural, onde aprendeu, desde cedo, o valor do trabalho, da fé e do estudo. Sua alfabetização foi fruto da parceria entre a escola local e o esforço dos próprios pais, despertando nela um amor pelo conhecimento que guiaria sua trajetória. Em setembro de 1965, casou-se com Arlindo Basso e, logo em seguida, o casal mudou-se para Dois Vizinhos (PR), tornando-se pioneiros na formação do jovem município. Ali construíram suas vidas, formaram família e deixaram um legado. Tiveram quatro filhos: Anacleto, Airton, Cleiton e Dayana. Com o tempo, vieram noras e genro e também 10 netos e 2 bisnetas, que sempre receberam seu carinho e orientação.
Sua carreira no magistério começou em 1966, quando foi convidada pelo então prefeito Jaime Guzzo a lecionar na comunidade de Linha Conrado. A partir dali, dedicou-se por mais de 25 anos à educação, alfabetizando e formando gerações em escolas como Presidente Vargas, Duque de Caxias, Monteiro Lobato e Dois Vizinhos. Sua paciência, amor pelo ensino e comprometimento marcaram a vida de inúmeros alunos. Viúva desde 2012, Inês continuou sendo referência de força e dignidade para familiares e amigos. Viveu com saúde plena até junho de 2025, quando iniciou um delicado quadro de complicações de saúde. No dia 14 de agosto de 2025, partiu serenamente, em decorrência de falência múltipla de órgãos, deixando um exemplo de vida simples, íntegra e dedicada ao próximo.
O seu corpo está sendo velado no Centro Comunitário do Bairro Nossa Senhora de Lourdes. Às 16h30, haverá missa de corpo presente seguida de sepultamento no cemitério do Centro Sul.
Fonte: Portal Educadora