O jornalista e radiodifusor, Julio Cesar Alves, é diretor de jornalismo das rádios Ampére AM e Interativa FM, de Ampére.
Foto: Jornalismo Ampére AM/Interativa FM
19
O jornalista e radiodifusor Julio Cesar Alves, diretor de jornalismo das rádios Ampére AM e Interativa FM, de Ampére, foi indicado e aprovado como novo diretor regional da AERP (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná) para o Sudoeste do estado, região que compreende 42 cidades e 44 empresas filiadas à entidade.
O convite partiu do presidente da AERP, Rodrigo Martinez, da Rede CNT, durante reunião recente com radiodifusores da região. O cargo estava vago desde a saída de Neuri Reinisch, por questões particulares. O nome de Julio obteve consenso entre proprietários e diretores de rádios, sendo confirmado em assembleia extraordinária na última sexta-feira, 15, realizada em formato híbrido (presencial e on-line).
Após a aprovação, o presidente Rodrigo Martinez deu as boas-vindas ao novo diretor, desejando sucesso e destacando que se trata de “sangue novo, de uma nova geração que conduz as emissoras”.
Julio Cesar agradeceu a confiança dos colegas e ressaltou a importância da união no setor. “Nosso objetivo é fortalecer ainda mais as emissoras, buscar mais troca de informações e união. Somos concorrentes, cada um buscando o melhor para sua audiência, mas fora do ‘ar’ precisamos ter espírito associativista e cooperativista, andar juntos na defesa e valorização do nosso meio. O rádio continua forte e, com as plataformas digitais, pode oferecer ainda mais serviços, estando presente em todos os lugares, a todo momento.”
Entre as prioridades, Julio destaca a busca por qualificação dos profissionais, a defesa do setor e o combate às ilegalidades, como emissoras que operam com sinal de outro país, mas mantêm estúdios no Brasil. Ele também agradeceu o apoio da família e da equipe das rádios, e citou referências que consultou antes de aceitar o convite, como o radiodifusor e pai Hélio Alves, além de nomes como Roberto Lang, reconhecido por sua grande contribuição ao rádio brasileiro, e o vice-presidente do SERT-PR, Adir Seleski.
Julio iniciou sua trajetória cedo no rádio, ainda aos 10 anos, atuando na emissora AM da família em atividades compatíveis com a idade. Depois foi sonoplasta, diretor administrativo em 1998 e 1999 e, em 2000, mudou-se para Curitiba, onde se formou em Jornalismo pela Universidade Tuiuti, em 2003. Desde então, atua como diretor de jornalismo, repórter, locutor e gestor de infraestrutura das rádios Ampére AM e Interativa FM.
Durante a assembleia também foi reforçado o convite para o Congresso Paranaense de Rádio e TV, que acontece de 23 a 25 de setembro em Curitiba, com palestras e feira de equipamentos.
AERP
Fundada em 1975, a AERP (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná) reúne rádios e TVs comerciais do estado, representando e defendendo os interesses do setor. A entidade atua na promoção da radiodifusão legal, na capacitação de profissionais, no fortalecimento do meio rádio e televisão e na união dos radiodifusores.
Fonte: Rádio Ampére