Local escolhido para construção é na Linha Tártari e planejamento é para que fique pronto até 2030.
Foto: Assessoria
1253
O aguardado projeto do Memorial do Papa João Paulo II em Dois Vizinhos ganhou novo fôlego na última semana com o avanço decisivo de uma parceria público-privada. A iniciativa, idealizada há mais de dois anos e aprovada pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), enfrentava dificuldades burocráticas relacionadas ao estatuto da Missão Envia-me, o que impedia a apresentação do projeto de lei necessário à doação de terreno pelo município.
Segundo o secretário de Turismo, Flávio Galeazzi, esse entrave quase resultou no abandono da proposta. Para resgatar o projeto, a secretaria buscou apoio na iniciativa privada e foi surpreendida positivamente em julho, logo após a inauguração do Caminho de Santiago de Dois Vizinhos. A família Amadei, proprietária de um terreno na Comunidade de Linha Tártari, ofereceu o local ideal para a construção. O terreno, pouco distante do centro e situado a cerca de 500 metros de altura, oferece vista panorâmica sobre a cidade. O projeto poderá contemplar capela, mirante, memorial, estátua do papa e espaços de acolhida para romeiros. A proposta do memorial inclui uma estátua de pelo menos 15 metros de altura, feita em fibra de vidro, superando os monumentos atualmente mais altos dedicados ao Papa João Paulo II: os 13,8 m em Czestochowa, Polônia e os 13 m em Santiago do Chile. Caso concluído conforme planejado até 2030, será a maior estátua do mundo dedicada ao pontífice.
O missionário Rogério Aguiar, da Missão Envia-me, acompanhou a visita ao local junto com Galeazzi e foi recebido pelo representante da família doadora do terreno, João Carlos Amadei. O secretário destacou que, agora, a área será submetida à análise técnica de engenheiros e topógrafos para verificar a viabilidade da obra. Se aprovado, o projeto seguirá os trâmites legais e buscará apoio financeiro para contratação do artista plástico responsável pela criação da estátua e das instalações.
Fonte: Assessoria