Geral

Secretário de Esportes de Nova Prata do Iguaçu é exonerado após denúncia de injúria racial

O secretário foi acusado de injúria racial contra um adolescente durante os Jogos Escolares...

Image
  • 27 de Agosto de 2025
  • Foto: Divulgação redes sociais

  • 428

Através da portaria: Nº 5927/2025, publicada nesta terça-feira, dia 26 de agosto de 2025, a prefeitura municipal de Nova Prata do Iguaçu comunicou a exoneração do cargo, do secretário de Esportes e Lazer, Célio Mattiel Harres. O fato aconteceu após o até então secretário se envolver em um caso de injúria racial, onde ele foi acusado de agredir verbalmente um adolescente, durante os Jogos Escolares, realizados no sábado (23), no estádio municipal da cidade.
De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela mãe da vítima, o secretário teria menosprezado o seu filho utilizando expressões ofensivas e discriminatórias como: “marginal, preto, sem pai e bandido”. A mãe ainda informou que o menino chegou em casa chorando e que no local haviam algumas testemunhas que presenciaram o fato.
Comovidos com a situação, vários pais de alunos, familiares e amigos da vítima fizeram uma manifestação no dia seguinte, ainda durante os jogos. Eles pediam a exoneração do servidor público e utilizaram cartazes com as seguintes frases: “Diga não ao racismo, diga sim ao amor e mais respeito ao próximo”, “Todos juntos na luta contra o racismo”, “A cor da pele não define o valor da pessoa”.
Diante do exposto e tamanha repercussão nas redes sociais, o caso foi encaminhado à Polícia Civil de Salto do Lontra, sendo tratado como crime de ação penal privada, no qual cabe à vítima representar judicialmente no prazo de seis meses.
O Departamento de Jornalismo da rádio Educadora de Dois Vizinhos entrou em contato com Célio Mattiel Harres, para ouvir a sua versão sobre o fato. Porém, ele respondeu dizendo que prefere não comentar sobre o caso.
Repórter Islan Roque/Portal Educadora