Geral

Em maratona de ideias, participantes serão motivados a pensar soluções em biossegurança

Evento acontece entre os dias 5 e 7 de setembro na UTFPR de Dois Vizinhos.

Image
  • 01 de Setembro de 2025
  • Foto: Portal Educadora

  • 29

Entre os dias 5 e 7 de setembro, acontece, na UTFPR de Dois Vizinhos, a Maratona de Ideação que vai motivar os participantes a apresentarem soluções para problemas reais da Indústria e Tecnologia da Informação e Comunicação na área de biossegurança no setor da avicultura. As melhores ideias terão acompanhamento nas incubadoras com consultorias. O evento tem inscrições gratuitas e é aberto para todos os públicos. “Os nomes remetem muito a tecnologia, mas o evento nada mais é que, em um período de 24h, os participantes são instigados a pensar em ideias e soluções para resolver problemas complexos que as empresas e indústrias têm e não conseguem achar a solução internamente. Essas empresas abrem a porta para esse tipo de evento onde talentos de fora podem indicar as possíveis soluções. Vale ressaltar que a maratona não é multidisciplinar, seja para alunos, profissionais, empresários e ela gera oportunidades de negócios”, disse Wellington Guandalin, coordenador do Ciklo2Vizinhos, em entrevista para o Educadora News na Rádio Educadora FM.

Vicente Paulo Macedo, da UTFPR-DV e presidente do Conselho Municipal de Apoio a Inovação e Tecnologia (CMAIT) ressaltou a importância da maratona. “É uma grande oportunidade da sociedade contribuir com soluções para as nossas empresas. Esse movimento é um dos que o CMAIT tem no seu radar e no seu planejamento. É importante que a sociedade venha participar, é um evento rápido, mas intenso e o grande objetivo é trazer soluções. Começamos na sexta com uma abertura e palestra e, dentro das falas, já vamos direcionar, dar dicas para soluções do problema, para o desafio. No sábado, a partir das 8h até o final da tarde, as equipes vão se reunir, falar com mentores, assessores, trabalhando na sua ideia e no domingo continuamos com o desafio e apresentaremos os resultados. O Sebrae vai auxiliar direcionando todas as etapas, teremos lá um grupo com professores, mentores, representantes das indústrias, que vão dar todo o suporte para as equipes. Não se preocupe com a sua formação, teremos pessoas para indicar os desafios e tenho certeza que quem participar não vai sair da mesma forma que entrou”, completa.

Samara Pietrobom Dresch, coordenadora da Sudotec, destacou a busca das entidades para auxiliar as empresas. “Fomos até as indústrias, conversamos com empresários que nos apresentaram lacunas. O que vemos de fora é uma coisa, mas oque eles vivem é outra realidade e são várias demandas de problemas que podemos ajudar a solucionar. Claro que alguns envolvem softwares, mas outros são de processos e precisamos de outras pessoas de áreas como veterinária, zootecnia, agronomia, entre outras, para auxiliar. Vale lembrar que, se tivermos soluções, as empresas vão dar total suporte e abrir as portas para fazer os protótipos lá dentro. Posterior a isso, as equipes vencedoras já vão para o processo de pré-incubação e incubação, tanto na Sudotec quanto na UTFPR, para viver essa jornada e se tornar uma empresa e até vender a solução criada”, completa.

Quem quiser se inscrever pode clicar aqui. Maiores informações podem ser obtidas no Ciklo2Vizinhos pelo telefone (46) 3536-1235 ou pelo Instagram (@ciklo2vizinhos).

Fonte: Assessoria