De acordo o governador, há muitos desafios a serem superados na área de logística e infraestrutura para escoamento da produção.
367
O governador Beto Richa afirmou ontem, em encontro com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, que o Paraná deseja fortalecer as parcerias com o governo federal para enfrentar os gargalos que prejudicam o desempenho do agronegócio estadual.
De acordo o governador, há muitos desafios a serem superados na área de logística e infraestrutura para escoamento da produção, educação no campo, pesquisa agrícola e assistência técnica.
O governador ressaltou que 85% das propriedades rurais paranaenses têm menos de 50 hectares, que o Estado detém cerca de 20% da produção nacional de grãos e é o segundo maior exportador nacional do agronegócio. Segundo ele, é fundamental o investimento na adequação de estradas para levar o produto para a agroindústria e o Porto de Paranaguá.
O secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, explicou que as dificuldades de logística subtraem a renda do agricultor.
Segundo ele, o Paraná perde 16% no transporte da produção, enquanto Estados Unidos e Argentina perdem de 5 a 6%.
O encontro com o ministro Mendes Ribeiro reuniu as principais lideranças do agronegócio paranaense. A reunião, realizada em Curitiba, foi solicitada pelo ministro para ouvir dos empresários e entidades do agronegócio quais as potencialidades e dificuldades que o setor enfrenta.